Relato de viagens. Compartilhando experiências, dicas criativas, fotos e orientações práticas para você programar a sua viagem. E Vamos Nessa!

sexta-feira, 24 de agosto de 2012

Cusco

Plaza de Armas -  Área central de Cusco


Em janeiro de 2011 adquirimos uma passagem da Taca Airlines Brasília/Miami, como havia uma conexão em Lima aproveitamos a oportunidade e fizemos uma parada de 5 dias para conhecer Lima, Cusco e Machu Picchu a cidade sagrada dos Incas. Saímos de Brasília às 7:35 e chegamos em Lima por volta das 9:30.


Dedicamos o restante do dia para conhecer Lima, e dia seguinte às 8:45 voamos para Cusco num voo da Lan. Em Cusco ficamos hospedados no The Walk On Inn Great Hostel.  De boas vindas recebemos um chá de folhas de coca, segundo a tradição o chá ajuda a reduzir os efeitos do mal de altura.

Cusco é uma cidade que fica a 3.400 m. do nível do mar. Dá realmente para perceber a diferença de altitude; o coração bate mais acelerado, pode ocorrer palpitações e dor de cabeça, para evitar estes transtornos é aconselhado beber chá de coca e caminhar devagar, sem pressa, evitando esforço físico desnecessário.

Por sua antiguidade e importância histórica, o centro da cidade conserva muitos edifícios, praças e ruas de épocas pré-hispânicas assim como construções coloniais, Cusco foi declarada Patrimônio Mundial pela UNESCO em 1983.

Após check-in saímos para conhecer a cidade e agendar os passeios.
Logo chegamos a Plaza de Armas que é o coração de Cusco e todas atividades importantes acontecem lá. Em volta da Plaza de Armas há casas de câmbio, restaurante, agências de turismo, MC Donalds e a lanchonete Bembos cadeia de fast food do Peru. Fornece hambúrguer e outros lanches adaptados ao sabor típico peruano e são deliciosos.

Há muita facilidade de câmbio nas ruas do centro da cidade. As lojas e as agências aceitam indiferentemente o soles e dólares.

Das muitas agências de turismo que encontramos optamos pela QORIANKA TOURS Agência de Viagens y Turismo, Calle Suecia n° 300-B. As agências funcionam da seguinte forma: fazem a captação do cliente, vendem os bilhetes e no final reúnem todos os turistas em um mesmo ônibus para fazer o passeio. Adquirimos nesta agência o City tour, o Boleto Turístico Del Cusco, que dá direito a visita ao vale sagrado, e os ingressos para Machu Picchu.

Abaixo a foto da famosa pedra de doze ângulos uma das atrações de Cusco que demonstra a habilidade dos povos andinos em talhar e polir a pedra e o encaixe perfeito  entre os enormes blocos de pedra.

Pedra de doze Ângulos na cidade de Cusco
Pedra de doze Ângulos na cidade de Cusco


Boleto Turístico Del Cusco


O boleto é nominal e dá direito a visitação de 16 atrações entre sítios arqueológicos e museus. O boleto integral custa S./130 soles, e S./70 soles para estudantes. É vendido também por circuito custando cada circuito S./70 soles. No city tour visita-se quatro atrações do Boleto Turístico, e em todas elas é obrigatório a apresentação do boleto.

City tours em Cusco - O que visitamos


BOLETO 003
O City tours custa S./20 soles por pessoa com guia bilíngüe e S./25 soles com guia em espanhol, mas não está incluso o ingresso da Catedral S./25 soles e o Convento de Santo Domingo del Cuzco QORIKANCHA mais S./10 soles. Ambos possuem a meia entrada.

A saída para o city tour ocorre às 14h, inicia-se com a visitação a Catedral de Cusco, localizada na Praça das Armas. A catedral é uma construção espanhola do século XVI e conta com uma coleção de pinturas de artistas cusquenhos. Ela está aberta a visitação pública no horário das missas, mas a visita guiada faz uma diferença enorme, vale o quanto paga-se.

Depois da catedral visita-se o Convento de Santo Domingo del Cusco que foi construído sobre e ao redor das ruínas de Qoricancha, o Templo do Sol - obra da arquitetura Inca feito de pedras polidas encaixadas perfeitamente, nesta construção tem destaque os nichos trapezoidais, traço marcante nos templos Incas.

Ruínas de Qoricancha, o Templo do Sol - Cusco
Ruínas de Qoricancha,  Templo do Sol - Cusco

Inclui-se também no city tour a visita as ruinas incas localizadas nos arredores da cidade de Cusco: Saqsayhuaman, Q’enqo, Pukapukara e Tambomachay. O passeio dura uma tarde inteira.
Sacsayhuaman fica a 2 km de Cusco. Chama atenção pelos enormes blocos de pedras, e toneladas de peso, encaixadas perfeitamente umas sobre as outras. Em Saqsayhuaman se realiza, em 24 de junho, no solstício de inverno, o ritual incaico de culto ao deus sol.

Saqsayhuaman - Sítio arqueológico Inca
Saqsayhuaman 

Tambomachay Santuário composto por  aquedutos e canais  talhados na pedra por onde a água flui. Este lugar também é denominado "Banhos do Inca".
Tambomachay Santuário composto por  aquedutos e canais  talhados na pedra
Tambomachay - Santuário Inca

Fizemos o passeio do city tour com um o guia falando em espanhol, um apaixonado pela cultura Inca, que nos fascinou com as histórias e as curiosidades dos sítios arqueológicos.
Já a visita do Vale Sagrado foi feita com o guia bilíngüe; espanhol e inglês, um pouco cansativo ouvir duas vezes a mesma história, e menos informação.

Leia Também: