Relato de viagens. Compartilhando experiências, dicas criativas, fotos e orientações práticas para você programar a sua viagem. E Vamos Nessa!

quarta-feira, 15 de agosto de 2012

Lima – turismo

Vista do Oceano Pacífico e da falésia de Miraflores em Lima
Vista do Oceano Pacífico e da falésia de Miraflores em Lima


Em janeiro de 2011 adquirimos uma passagem da Taca Airlines Brasília/Miami, como havia uma conexão em Lima aproveitamos a oportunidade e fizemos uma parada de 5 dias para conhecer Lima, Cusco e Machu Picchu a cidade sagrada dos Incas.
O voo Taca 081 sai de Brasília às 5:35 com hora prevista de chegada às 8:35, horário de Lima. São aproximadamente 4 horas e meia de viagem. O horário oficial de Lima está duas horas atrasado em relação à capital brasileira.
Apesar de acordar muito cedo para pegar o voo, vale a pena, porque ganha-se a metade do dia para conhecer a capital do Peru.
Neste trecho a Taca utiliza uma aeronave Embraer 190, um luxo só, bancos de couro e monitores individuais. Só a metade da aeronave estava ocupada. A partir de março de 2012 A taca passou a fazer este vôo com conexão na cidade de San José, Costa Rica. 
Interior da aeronave Embraer 190, operado pela TACA
Interior da aeronave Embraer 190, operado pela TACA

A imigração estava completamente vazia, somente eu e meu filho, e um casal local fizemos a imigração. Realmente Miami - EUA é imbatível na preferência dos brasileiros.

Lima está situada as margens do Oceano Pacífico. Tem hoje 9,2 milhões de habitantes. É a 5. cidade mais populosa da América Latina. 
A moeda oficial do Peru é o Nuevo Sol (S/.) Circula em moedas e em notas de S/.10, 20, 50, 100 e 200. Um real vale 1,60 soles.

O melhor dinheiro para portar no Peru é mesmo o Soles. Porém, para sua tranquilidade, em Cusco várias casas de câmbio e estabelecimentos aceitam o dólar americano, facilitando desta forma o pagamento.
Como no Brasil você não consegue comprar o Soles em papel moeda ou consegue com preços exorbitantes, eu prefiro o saque em moeda local com o cartão de crédito habilitado para uso no exterior. Comprar dólares para depois trocar pelos Soles é pagar duas vezes as taxas cobradas pelas casas de câmbio e o dolar cotado num valor acima do praticado pelo cartão do banco.

Transfer entre o aeroporto de Lima e o bairro Miraflores


No desembarque encontramos taxistas oferecendo o transfer Aeroporto/Miraflores por S./ 45,00. Conseguimos negociar o transfer com o Sr. Leôncio a S./ 40,00, um taxista muito simpático e atencioso e todas as nossas idas e vindas do aeroporto foram feitas com ele.

Seguimos para Miraflores, bairro especial para se hospedar em Lima, limpo, florido e com muitas atrações, fizemos a reserva no hotel Leon de Oro & Suítes pela Bancorbras. Sinceramente utilizo muito as reservas da Bancorbras no Brasil, mas para o Exterior acho que não é um bom negócio porque ela cobra além das diárias normais um suplemento por volta de US $40,00.
A recepção do hotel foi muito atenciosa. Fez o check-in antes do horário. Nos forneceu um mapa detalhado do local indicando os pontos de interesse, e um café da manhã antecipado para o dia seguinte. Tínhamos um voo marcado para Cusco às 8:45, mas considerando o trânsito caótico de Lima, e a distância do bairro ao aeroporto, saímos do hotel às 6:30 da matina.
Após check-in saímos à pé para conhecer os pontos turísticos do bairro Miraflores.

Pontos turísticos do bairro Miraflores


Escultura El Beso de Victor Delfin, no Parque do Amor- Lima
Escultura El Beso de Victor Delfin, no Parque do Amor- Lima


1- Parque do Amor -
Situado às costas do Oceano Pacífico, sobre uma falésia de aproximadamente 30 metros de altura. Possui uma enorme mureta recoberta por mosaicos com desenhos e frases românticas de poetas peruanos. No centro do parque, uma grande escultura de um artista peruano Victor Delfín chamada “El Beso”. Possui uma bela vista do oceano Pacífico e é muito frequentado pelos enamorados para apreciar o entardecer.
2- Centro Comercial Larcomar
Um pouco mais adiante encontra-se o  Centro Comercial Larcomar Um shopping center moderno com lojas, cinemas, lanchonetes e bons restaurantes. Está construído de frente para o Pacífico, em cima de um penhasco, possui paredes de vidro proporcionando uma vista panorâmica do mar.

Vista do penhasco em Miraflores, Lima e Shopping Larcomar
Penhasco em Miraflores, Lima e Oceano Pacífico

Impressionou-me muito o penhasco em Miraflores, ele é recoberto com pouca vegetação e muito cascalho. Imediatamente veio-me a lembrança os desabamentos de encostas da região serrana do Rio de Janeiro-RJ. Mas é incomum chover em Lima, portanto não há desabamentos. A chuva é rara na região porque a cidade fica próxima da Cordilheira dos Andes, de um lado, e tem o Oceano Pacífico de outro. Embora haja muita umidade que mantêm a cidade arborizada e florida.
No shopping Larcomar há muitos restaurantes e lanchonetes, mas estávamos a procura de um lugar mais típico para o almoço. Por indicação dirigimos ao restaurante Punto Azul  próximo ao shopping. Agradamos tanto do nosso almoço que retornamos noutro dia por ocasião da nossa volta de Cuzco.
À tarde saímos para visitar o Parque Kennedy.

3 - Parque Kennedy
Bem no centro do bairro de Miraflores está o Parque Kennedy. É cercado por um comércio diversificado, lanchonetes, restaurantes e os melhores hostels de Lima. As grandes lojas de departamento Riply e Falabella estão lá. Próximo também o Mercado de Artesanato e a rua das Pizzas.
Há também o ponto de embarque e a venda de tickets do ônibus de turismo sightseeing que no Peru ganhou o nome de Mirabus.
A Praça é bonita, bem arborizada. Um ponto de passeio e diversão dos limenhos. Artista expõe os seus quadros na praça, há também vendedores ambulantes oferecendo uma variedade de comida da região.

Circuito Mágico Del Água, no Parque la Reserva


Depois do passeio a Praça Kennedy negociamos com um táxi por 10 soles para nos levar ao Parque das águas, ou Circuito Mágico Del Água que fica no Parque  la Reserva. O local é impressionante, possui 13 fontes luminosas numa área enorme. É muito frequentado por locais. O ingresso custa 4,00 soles.
Há fontes de todos os tipos. Na fonte principal o movimento das águas é sincronizado com as cores e a música clássica. Algumas fontes permitem a interação com o público. Há fonte em forma de tubo onde as pessoas passam por dentro sem molhar, ou fontes que a intenção é mesmo sair molhado. Realmente um grande investimento do governo e uma grande diversão para o povo. É comum os casais de noivos escolherem o local para fotos.
O conjunto de música, luz, cores e imagens cria uma atmosfera única, repleta de magia, que encanta a todos os visitantes. 
Fonte luminosa interativa do Circuito Mágico del Água - Lima, Peru Fonte luminosa interativa do Circuito Mágico del Água - Lima, Peru
Fonte luminosa interativa do Circuito Mágico del Água - Lima, Peru Fonte luminosa  do Circuito Mágico del Água - Lima, Peru

Depois deste passeio voltamos para o hotel para no dia seguinte, bem cedo, embarcarmos para Cuzco.

Leia também: