Relato de viagens. Compartilhando experiências, dicas criativas, fotos e orientações práticas para você programar a sua viagem. E Vamos Nessa!

terça-feira, 25 de agosto de 2015

Seleção dos tradicionais e melhores bares de Havana

Letreiro do bar El Floridita
El Floridita- O berço do Daiquiri - "Entre los 7 bares más famosos del mundo"

Um lugar para ouvir  música cubana e servir dos clássicos drinques como  Mojito, Daiquiri, Cuba Libre e Havana Especial com certeza você encontrará percorrendo as ruas de Havana. Na maioria dos bares, mesmo durante o dia, há grupos musicais de boa qualidade tocando os vibrantes ritmos; salsa, rumba, boleros e musica caribenha. A música é parte da vida do cubanos.
Fizemos uma seleção dos mais tradicionais e famosos bares/restaurantes da cidade para você desfrutar o melhor de Havana.
Esta seleção foi baseada em um quadro exposto no Museo Del Ron e nas nossas próprias andanças pela cidade histórica.  Em uma tarde, caminhando pela Habana Vieja, você visitará os mais tradicionais bares da cidade.



Iniciamos nosso tour etílico na Calle Obisto onde está situado o famoso bar El Floridita e nesta redondeza passamos pelo Castillo de Farmes e o Bar Monserrat todos bem próximo um do outro.

1- El Floridita



Balcão do bar El Floridita
Balcão do bar El Floridita. La Cuna del Daiquiri - O berço do daiquiri

Situado no centro histórico de Havana, na esquina das ruas Obispo e Monserrat. Rivaliza-se com o La Bodeguita del Médio como o mais famoso e mais frequentado bar de Havana. Ficou famoso por ter sido um lugar de lazer favorito do escritor americano Ernest Hemingway que viveu em Cuba por quase 20 anos, entre os anos 1939 a 1960. O barman Constante Ribalaigua inventou o daiquiri e Hemingway o popularizou. O slogan do bar é "La cuna del Daiquiri" (o berço da daiquiri).
 Há várias referências a Hemingway no bar, inclusive uma estátua de bronze, no tamanho original sentado em um canto, ao lado do balcão. Muitos turistas adentram ao local somente para uma foto com o famoso escritor. O daiquri, a bebida mais pedida no bar, é preparado na frente dos clientes por isso mesmo há uma profusão de liquidificadores ligados. Neste bar não há música ao vivo.
Um daiquiri custa CUC$6,00 no El Floridita, enquanto que no bar ao lado Castillo de Nardes, na próxima esquina, custa CUC$3,00. É o preço que se paga pela fama.

Estátua de bronze do famoso escritor amaricano Ernest Hemingway
Estátua de bronze do famoso escritor americano Ernest Hemingway (1899-1961) frequentador assíduo do bar nas temporadas que passava em Havana

Balcão do bar El Floridita
Balcão do bar El Floridita, detalhe para as garrafas de rum e as taças para servir o daiquiri

homem fumando charuto no bar El Floridita
El Floridita e clientes sorvendo charuto no salão do bar. Afinal Cuba é a terra do rum e charuto.


Localização: Obispo, 557 esquina com a Monserrat, La Habana Vieja

2- El Castillo de Farnes

Área externa do bar Castillo de Farnes
Área externa do bar Castillo de Farnes

Localizado a poucos passos do El Floridita,  o restaurante Castillo de Farnes é um marco da história da ilha. Foi frequentado por Fidel e outros conspiradores durante a ditadura de Fugencio Batista. Ainda hoje há uma mesa posta num canto do restaurante com uma foto de Fidel Castro e Che Guevara.
Especializado na cozinha espanhola é o lugar ideal para fugir do agito e dos preços do El Floridita. Durante um passeio pelo Capitólio e arredores uma parada no El Castillo de Farmes é uma boa pedida para descansar e refrescar do calor de Havana. O restaurante possui uma varanda muito frequentada pelos turistas.

Localização: Monserrate, esquina a Obrapia, La Habana Vieja.

3- Monserrate Bar

Interior do Bar Monserrat
 Bar tradicional de Havana frequentado por cubanos e turistas. òtimo espaço para ouvie música e bailar.

Outro bar a poucos passos do El Floridita, esquina oposta do El Castillo de Farnes. Local típico para ouvir a tradicional música cubana. As paredes são decoradas com fotografias de famosos cantores inclusive a de Joseito Fernandes autor da célebre Guajira Guantanamera.
O bar tem tradição e serve os refrescantes daiquiris pela metade do preço que habitualmente são cobrados em outros estabelecimentos.

Localização: Monserrat, esquina com Obrapia, La Habana Vieja

Depois seguimos pela Calle Obispo, uma das mais movimentadas de Havana onde história, música e opções gastronômicas convivem em uma atmosfera dos anos cinquenta. Seguimos até a Plaza de Armas e neste caminho encontramos outros agradáveis e renomados bares.

4- La Dichosa


Músicos do Bar La Dichosa
Músicos jovens que tocavam no Bar La Dichosa com simplicidade e perfeição..

Já na Obispo, o primeiro bar a nos chamar a atenção foi o La Dichosa. Na porta um grande número de pessoas se acotovelavam entre turistas e locais, também paramos na entrada do restaurante e fomos apreciar uma excelente música tocada por habilidosos jovens. Dentro do restaurante havia mesas disponíveis e fomos convidados a sentar, mas o nosso percusso estava só iniciando portanto seguimos adiante a procura do La Bodeguita del Medio.

Localização: Calle Obispo, esquina com Compostela, La Habana Vieja.

5- La Bodeguita del Medio

"Mi mojito en La Bodeguita, mi daiquiri en El Floridita." Ernest Hemingway 

Rua estreita e movimentada do centro histórico de Havana com o movimento constante de cubanos, turistas, bicicleteiros ...

Parede com assinaturas e fotos das personalidades que passaram pelo bar.
Paredes com assinaturas e fotos dos ilustre que passaram pelo bar

Conjunto musical do bar La Bodeguita del Medio.

Fica na calle Empredado, 207, bem próximo a Praza de la Catedral. 
Bar mais celebrado de Havana, famoso graças ao amor pelo rum de Ernest Hemingway. Fundado em 1942 em uma casa colonial permanece até hoje com diversos cômodos. Todo o ambiente é decorado com fotos dos famoso que frequentaram o lugar 
O local mais animado e cheio é na entrada do bar onde há um balcão, e onde são servidos os drinques, especialmente os Mojitos.  Nesta sala também fica o conjunto musical e muitos turistas em volta.
 Recebeu personalidades como Pablo Neruda, Gabriel Garcia Marques, Salvador Allende, Fidel Castro e Nat King Cole e outros. Nas paredes do restaurante encontra-se mensagens grafitadas deixadas por visitantes, tanto anônimo quanto famosos. Se você tiver uma caneta e achar um espaço na parede, faça parte da história, deixe o seu recado! 

Mojito CUC$4,00

Interior do bar La Bodeguita del Medio, mesas postas e paredes desenhadas
Interior do bar La Bodeguita del Medio


Famosa frase do escritor americano Ernest Hemingway (1899 - 1961)

Localização: Empedrado N. 207, La Habana Vieja

6- Bar Havana Club


Balcão do Bar Havana Club situado dentro do Museo del Ron.
Balcão do Bar Havana Club situado dentro do Museo del Ron.




Depois da visita a La Bodequita del Medio seguimos em frente, passamos pela Praza de la Catedral e pegamos a Avenida del Puerto para visitar o Bar Havana Club situado dentro do  El Museo del Ron.
O prédio do Museo del Ron é lindíssimo, estilo colonial espanhol com um agradável pátio interno.
Não fizemos o tour sobre a história e o processo de elaboração do rum, preferimos depois de uma breve visita pelo prédio, ir para o Bar Havana Club. Uma excelente música era tocada pelo conjunto musical e um participante do grupo convidava os turistas para bailar.
Pedimos uma refeição, mas deixou muito a desejar, depois de algumas experiências frustantes descobrimos que pedir comida com frutos do mar era a possibilidade de uma refeição melhor.
De qualquer forma a música era animada de boa qualidade e valeu a visita no Bar Havana Club.

Localização: Avenida del Puerto, 262 esquina Sol. La Habana Vieja

7-  Restaurante Dos Hermanos


Balcão de mais um tradicional bar em Habana Vieja

Saindo do Museo del Run encontramos o Restaurante dos Hermanos, calle San Pedro, 304. Um dos mais antigos bares de Havana. Possui muita história, frequentado por Ernest Hemingway porém não tão badalado como o El Bodeguita del Medio e o El Floridita.
Na parede do restaurante encontra-se fotos dos frequentadores com destaque para uma pintura de Hemingway e uma placa de bronze relacionando os nomes dos famosos que frequentaram o bar.



Quadro com a figura de Ernest Hemingway na parede do bar Dos Hermanos
Quadro com a figura de Ernest Hemingway na parede do bar Dos Hermanos

Placa de bronze fixada na parede do bar Dos Hermanos em homenagem aos seus ilustres visitantes
Placa de bronze fixada na parede do bar Dos Hermanos em homenagem aos seus ilustres visitantes

Localização: Avenida del Puerto 262, esquina Sol. La Habana Vieja

Fora do círculo de Habana Vieja incluímos dois bares em Vedado; o Bar do Hotel Nacional, onde vale terminar este tour tomando um mojito e apreciando e cair da tarde e o Cafe Presidente um moderno bar onde fizemos nossas melhores refeições.

8- Bar do Hotel Nacional



Jardins do Hotel Nacional, local concorrido no fim de tarde para apreciar a paisagem do mar e o Malecon degustando o refrescante mojito.

O Hotel Nacional é um dos cartões postais de Havana. Construído em 1930 em estilo art déco e neoclássico mantém a mesma atmosfera com móveis e utensílios da época. O Salón de la Fama é decorado com fotos de personalidades e artistas. 
O recomendado é sentar-se em uma das mesas do jardim, pedir um mojito e apreciar o por do sol, a vista para o mar e o Malecon. ( Muro de pedra que separa o mar do calçadão e muito frequentado pelos cubanos). 
Mesmo os não hóspedes podem fazer uso do lugar.

Localização: Calle 21 y O - Vedado, Plaza, Havana.

9- Cafe Presidente

Fachada do bar Presidente
Fachada do bar Presidente

Interior do moderno bar Presidente, em Vedado. Havana, Cuba.
Interior do moderno bar Presidente, em Vedado. Havana, Cuba.

O Cafe é moderno com uma decoração arrojada Um novo conceito de bares em Cuba. A comida, o atendimento tudo é perfeito, e o Daiquiri foi o melhor que tomei em Cuba. Não oferece música ao vivo, é ideal para refeições.
Daiquiri CUC3,00 - Mojito CUC2,50

Localização:Calle 25, Esquina G, Vedado, La Habana

Curiosidades sobre Cuba

Um mojito e um daiquiri, famosos drinques de Cuba.

 A prática do couvert artístico não é utilizada em Cuba. É passando o chapéu que os músicos conseguem alguns trocados e também com a venda dos cds.

O Mojito é a bebida mais tradicional de Cuba, em todos os bares ele é servido, sendo difícil escolher o melhor. O Mojito é feito com rum, hortelã, limão e água com gás. Além do Mojito  outra bebida famosa é o Daiquiri. Cuba produz  as cervejas Cristal e a forte Bucanero.

Surpreendeu-me a qualidade dos bares e restaurantes de Havana. Em uma cidade onde percebe-se a carência de produtos os restaurantes são bem equipados com talheres, louças e bebidas de qualidade.
Os negócios particulares estão começando a surgir em Cuba, mas a maior parte dos hotéis, bares e restaurantes continuam sobe o controle do estado. A Habaguanex é a empresa do governo que opera tais estabelecimentos.
Normalmente estes lugares são frequentados exclusivamente por turistas, o principal motivo é porque eles cobram em CUC - Peso Convertido Cubano, a moeda de uso obrigatório pelos turistas, e de alto custo para o minguado salário dos cubanos. Um CUC equivale pouco menos que um Euro.
Mais informações sobre a moeda utilizada pelos turistas e hospedagem leia a matéria:

Planejando uma viagem para Cuba: 10 dicas úteis

Casas particulares - a melhor hospedagem em Cuba

Bares tradicionais de Havana, Cuba
Quadro exposto no El Museo del Rom com a foto dos tradicionais bares de Havana.

Percorrer as ruas de Havana Vieja é um passeio agradável e surpreendente. A vida e a história de La Habana passeiam pelas ruas e bares da cidade.

Leia também:




E quais são seus bares preferidos em Havana? utilize os comentários e conte pra gente.

Nenhum comentário:

Postar um comentário