Relato de viagens. Compartilhando experiências, dicas criativas, fotos e orientações práticas para você programar a sua viagem. E Vamos Nessa!

terça-feira, 3 de novembro de 2015

Casa particular - a melhor hospedagem em Cuba


Símbolo azul que identifica casa particular que aluga quartos
Todas as casas particulares com quartos para alugar são identificadas pelo símbolo azul 


Com o aumento do turismo em Cuba e o avanços nos negócios privados, o governo autorizou a alguns cubanos alugarem quartos em suas casas.

Hospedar-se em uma casa particular é sem dúvida a melhor maneira de visitar o país. As acomodações são mobiliadas adequadamente e seus proprietários sempre solicitos oferecem muito mais que um teto, atuam praticamente como guias de turismo dando dicas de roteiros, restaurantes, traslado entre aeroporto e cidades e o que mais tiver ao alcance deles.

Em relação aos hotéis que oferecem um serviço padronizado e frio, as casas particulares proporcionam uma sensação de aconchego e uma relação intimista com uma família cubana.
Outra grande vantagem é em relação aos custos, enquanto em uma casa particular custa entre CUC$25 a CUC$35 por quarto,  os hotéis variam entre CUC$100 a CUC$250 a diária.

CUC = Peso Convertido Cubano, 1 CUC vale 1,0782 Euros, em julho de 2015.

Na minha viagem a Cuba fiz questão de vivenciar as duas experiências. Em Havana fiquei em uma casa particular pagando CUC$25 mais CUC$3 incluindo o café da manhã e CUC$178 por uma noite no Hotel Nacional.

O aluguel de quartos em casas particulares está entre as atividade privadas voltadas para o turismo permitidas a operarem pelo governo cubano, para gerar empregos numa economia em que o Estado era provedor de tudo.

A oferta é abundante, são mais de três mil casas oferecendo quartos para alugar. Todas elas são fiscalizadas pelo governo, e seus proprietários fazem de tudo para agradar o turista e manter este privilégio em uma economia fechada.

Todas as casa/apartamentos autorizadas possuem um logotipo característico na cor azul "Arrendador Divisa", somente casa que tenham boas condições são autorizadas pelo governo a alugar para estrangeiros.


Casa particular em Havana



Li um relato de Sabrina publicado no blog Viaje na Viagem e segui logo suas orientações, também fiquei com dúvidas se ficava hospedada no bairro Vedado ou em Havana Vieja. O Vedado é o bairro mais novo, residencial e mais tranquilo. Uma das principais ruas do bairro, a calle 23 é repleta de lojas, restaurantes, bares, cinemas e teatros, inclusive a famosa sorveteria Coppelia.
O inconveniente de hospedar-se no Vedado é a necessidade de transporte para ir até o centro de Havana ou Havana Vieja onde ficam as atrações históricas da cidade.

Hostal Corazón del Vedado


Ficamos encantados com a receptividade e a disponibilidade do Luis Garay o proprietário do Hostal Corazón del Vedado em nos receber em sua casa.
Luis providenciou o trânsfer de ida e volta ao aeroporto, como também contratou um táxi compartilhado para nos levar a Trinidad, cidade histórica declarada Patrimônio da Unesco.
A casa do Luis fica no terceiro andar de um prédio (o prédio necessita de pintura como quase todas as construções de Havana). O quarto que ficamos é amplo e arejado, duas janelonas e pé direito alto, equipado com TV, ar condicionado, frigobar abastecido com garrafas de água, e banheiro privativo. O quarto dá acesso a uma varanda com vista para o mar e os jardins da Avenida Los Presidentes.
No café da manhã está incluso: ovos, manteiga, pão, geléia, suco natural de frutas, café, leite, frutas e tortilhas feitas na hora.
Para minha tristeza, esqueci no bolsão do avião o guia turístico da Lonely Planet sobre Cuba e todas as anotações, mas o Luís prontamente forneceu-nos dicas básicas para visitar a cidade e colocou à disposição livros sobre turismo em Cuba.


Café da manhã no Hostal Corazon del Vedado
Café da manhã e o proprietário do Hostal Corazon del Vedado
Vista da varanda do Hostal Corazon del Vedado
 Varanda do Hostal Corazón del Vedado


Serviços:
Hostal Corazón del Vedado
Avenida de los Presidentes #604
3º piso, Vedado Havana
Tel. +53 7 833 2772
Cel. +53 5361 6256
hostal.vedado@gmail.com
Preço CUC$25,00 o quarto mais CUC$3,00 de café da manhã por pessoa. 

Procurando por outro local em Havana para hospedar-se consulte o site: 
www.casaincuba.com


Casas Particulares em Trinidad


Trinidad comemorou seus 500 anos de fundação no ano de 2014. Foi reconhecida pela Unesco como Patrimônio Mundial no ano de 1988. Situada no centro sul da ilha conservou sua arquitetura colonial dos tempos áureos dos engenho de açúcar.
As casas do centro histórico preservam as características da colonização espanhola, possuem grandes portas e janelas na frente da casa e no seu interior o pátio interno. Embora a cidade seja considerada segura praticamente todas as casas mantém a característica de grades nas janelas. 
Outra característica observada no mobiliário das casas são um par de cadeira de balanço dispostas na sala de estar.





Como fazer uma reserva de hospedagem nas casas particulares


Reservar a casa particular em Trinidad foi um pouco mais trabalhoso. Comecei a fazer a pesquisa de reserva com um mês de antecedência e como o acesso a internet é difícil em Cuba, normalmente os proprietários visualizam os emails uma vez por dia, as respostas são demoradas.
A casa Balbina indicada pela Sabrina não tinha mais disponibilidade para a data solicitada, então peguei por base as casas mais bem avaliadas no site de viagens Trip Advisor  e fiz o contato uma a uma. Nesta troca de correspondência os proprietários lamentavam não ter disponibilidade e colocavam-se à disposição para receber uma visita.
Desta forma, quando em visita à cidade fiz questão de conhecer as casas e estas pessoa tão gentis.


Hostal Jose y Fatima


Ficamos nesta casa por três noites. Casal muito solicito e amável. Casa colonial, com piso de ladrilho hidráulico do século XIX, móveis de época, pátio com plantas tropicais, pé direito alto, proporcionavam um frescor e aconchego na caliente Trinidad. Localizada no centro histórico a poucos passos da Praça Maior.
Nosso quarto ficava no segundo piso com portas para uma varanda mobiliada com cadeiras de ferro e plantas tropicais. Equipado com duas camas, uma de casal e uma de solteiro, ventilador de teto, ar condicionado, frigobar abastecido com água, cerveja, suco e banheiro privativo. 
Café da manhã servido com frutas frescas, pães, bolos, biscoitos, suco natural, geléia, ovos.

Serviços:

Francisco Javier Zerquera (Rosario) #159
Trinidad, Sancti Spiritus, Cuba
hostaljoseyfatima@gmail.com
Tel. +53 41 996682
Cel. +53 52911865
Preço CUC$30,00 com café da manhã


Vista externa do Hostal Casa Jose y Fatima
Hostal Casa Jose y Fatima


Mobiliário do Hostal Casa Jose y Fatima
Mobiliário do Hostal Casa Jose y Fatima

Os proprietários do Hostal Casa Jose y Fatima
Os proprietários do Hostal Casa Jose y Fatima



Terraço do Hostal Casa Jose y Fatima
Terraço do Hostal Casa Jose y Fatima


Casa Brisas de Alameda


Johan o proprietário é irmão do proprietário do Hostal José e Fátima onde ficamos hospedados. Simpático nos recebeu com uma Cristal bem gelada que serviu para aplacar o calor da cidade. A casa também fica no centro histórico de Trindade, é uma casa no estilo colonial espanhol com móveis de época e piso de ladrilho hidráulico do século XIX. Possui dois quartos para aluguel voltados para os jardins da casa, no térreo. 
Asseguro-lhes que será uma hospedagem tranquila e familiar. O Johan e sua esposa falam  inglês e francês fluentemente.

Serviços:

Jesús Menéndez (Alameda) 84
Trinidad, Sancti Spiritus, Cuba
johan.machin.morales@gmail.com
Tel. +53 41 998372
Cel. +53 52968881


Vista externa da Casa Brisas de Alameda, Trinidad Cuba
Casa Brisas de Alameda, Trinidad Cuba



Mobiliário da Casa Brisas de Alameda
Mobiliário da Casa Brisas de Alameda

Hostal Buri Y Nesti


Casa colonial decorada com esmero e bom gosto. Belos móveis e um funcional bar, de frente para a varanda onde o Sr. Buri prepara drinks para os hóspedes, especialmente o mojito.
Na área externa, voltados para o pátio, dois grandes quartos, com cama box, ar-condicionado, banheiro privativo com água fria e quente e box em blindex. 
Tivemos o privilégio de sermos servidos com um jantar completo no refrescante pátio interno decorado com plantas tropicais. 
O jantar incluiu, pães, patês e salada de entrada, consumê de peixe, lagosta gratinada acompanhada de abóbora e sobremesa, para beber 4  cervejas cristal para o meu marido dois mojitos para mim. Total CUC$33,00.
Em quase todas as casas particulares os proprietários preparam, sob encomenda, refeições para os hospedes.  A comida é preparada com tanta atenção e carinho que o sabor é inigualável. ótimo custo e benefício.

Vista externa do Hostal Buri Y Nesti, Trinidad Cuba
Hostal Buri Y Nesti, Trinidad Cuba


Sr. Buri preparando um drink no bar do Hostal Buri Y Nesti
Sr. Buri preparando um drink no bar do Hostal Buri Y Nesti

Prato principal servido no jantar do Hostal Buri y Nesti
Prato principal servido no jantar do Hostal Buri y Nesti




Serviços:

Calle Antonio Maceo (Gutiérrez) #390
Trinidad. Sancti Spiritus. Cuba
aeduardosuarez@yahoo.com
tel. +53 41 99.396
Cel. +53 5262.9186

Bonita casa colonial, espaçosa, clara e arejada. Possui dois quartos para os hospedes, com ar condicionada, banheiro privativo, ventiladores e janelas para o pátio interno onde é servido as refeições e o café da manhã.
Administrada por um casal de meia idade, Sr. Ricardo e Dona Balbina recebem os hospedes com muito carinho e cuidados nos mínimos detalhes. A casa é acolhedora e Dona Balbina excelente cozinheira, os pratos são fartos e saborosos.

Serviços:

Calle Antonio Maceo #355
Trinidad. Sancti Spiritus. Cuba
reservation@mycasaparticular.com
Tel. +53 41 992585


Vista externa da Casa Balbina
Vista externa da Casa Balbina


Mobiliário da sala de estar da Casa Balbina
Mobiliário da Casa Balbina



E você? Qual foi sua experiência de hospedagem em Cuba? Use o espaço dos comentários e nos conte.

Leia também:




Nenhum comentário:

Postar um comentário