Relato de viagens. Compartilhando experiências, dicas criativas, fotos e orientações práticas para você programar a sua viagem. E Vamos Nessa!

quarta-feira, 7 de novembro de 2012

De Brasília a Curitiba de carro


Primeiro dia –25.5.2012
Na viagem que fizemos de Brasília a Buenos Aires de carro, saímos de Brasília pela manhã do dia 25 de maio, tendo como primeiro destino Curitiba, optamos pela BR 153, passando por Goiânia. A escolha se revelou acertada, pois os primeiros 450 km são em estradas com pista dupla, com pequenas interrupções em virtude de obras. A ideia inicial era pararmos em São José do Rio Preto, mas a viagem rendeu bem e conseguimos esticar até Marília, rodando 940 km nesse primeiro dia. Não tínhamos reserva, mas ficamos bem instalados no Hotel Tenda, no centro da cidade. 

Carro utilizado na viagem
A "máquina" da viagem

Recepção Hotel Tenda, Marília, SP
Hotel Tenda - Marília-SP


Segundo dia 26.5.2012- Chegamos a Curitiba, sempre pela BR 153. Pequeno erro próximo a Ourinhos, logo corrigido. Trevo com sinalização deficiente e o GPS também se confundiu, o que ocorre quando há algum desvio ou obras muito recentes. Chegamos no começo da tarde a Curitiba, pois, nesse dia, foram “apenas” 500 km. Ficamos muito bem instalados no HARBOR Hotel Batel, no Batel, bairro nobre e próximo ao centro da cidade. Andamos bastante pelo centro naquela tarde – sábado. Visitamos a Rua XV de Novembro, conhecida como Rua das Flores, O Passeio Público, a Rua 24 Horas com seus bares e cafés, entre outros.  E no domingo iniciamos o passeio visitando o Largo da Ordem, no Centro Histórico, e a Feirinha do Largo da Ordem. Apesar do nome feirinha ela é enorme e encontra-se todo o tipo de artesanato da região. Ótimo lugar para comprar uma lembrancinha. Curitiba faz jus à fama, é uma bela cidade, bem cuidada com vários parques bonitos e bem conservados.  Optamos por adquirir a passagem para os ônibus de turismo, que percorrem os principais pontos de interesse da cidade, num percurso de 46 km. cumpridos em cerca de duas horas.


Vista panorâmica do ônibus de turismo, Curitiba, PR
Vista panorâmica
Ônibus de turismo - Curitiba, PR
Ônibus de turismo

Os ônibus de turismo circulam o dia todo, e você pode optar por descer nos pontos de maior interesse e tomar os outros ônibus que virão em seguida e que passam de meia em meia hora. Paramos no Jardim Botânico-Palácio de Cristal, uma estrutura metálica que abriga espécies botânicas de referência nacional, imperdível, no Mercado Municipal, e também no bairro Santa Felicidade, conhecido pelas opções gastronômicas.  Almoçamos no MADALOSSO, mais pela curiosidade que propriamente pela comida. É um restaurante enorme, conhecido por servir até 4.600 pessoas simultaneamente. À noite, cansados, optamos por uma pizza básica nas proximidades do hotel pois no dia seguinte a viagem prosseguiria com destino a Gramado.

Vista Jardim Botânico, Curitiba, PR
Jardim Botânico

Palçacio de Cristal no Jardim Botânico, Curitiba, PR
Palácio de Cristal

Espera no restaurante Madalosso Bairro Santa Felicidade
Restaurante Madalosso

Bairro Santa Felicidade, Curitiba PR, restaurante Madalosso
Bairro Santa Felicidade

2 comentários:

  1. Adelaide,
    A alteração do layout ficou ótima, mais leve e interessante. Ótima ideia.
    Fernando.

    ResponderExcluir
  2. Fernando,
    Nossa intenção é melhorar cada vez mais, tanto o layout do blog quanto o conteúdo. Sugestões serão sempre bem- vindas.

    ResponderExcluir