Relato de viagens. Compartilhando experiências, dicas criativas, fotos e orientações práticas para você programar a sua viagem. E Vamos Nessa!

sexta-feira, 16 de novembro de 2012

Bento Gonçalves e chegada ao Chuí

Igreja da Comunidade São Bento - Bento Gonçalves RS
Bento Gonçalves - Igreja

31.05.2012 - Oitavo dia -
Já com o frio apertando cada vez mais, prosseguimos a viagem para Bento Gonçalves, cidade bem próxima a Gramado (109 km), com direito a rápidas paradas em Nova Petrópolis, cidade de colonização alemã e com algumas atrações, como o labirinto verde da praça e Carlos Barbosa,  para uma visita à loja de varejo da Tramontina, uma curtição para quem gosta de facas, panelas, etc.


Vista parcial de Nova Petrópolis RS
Nova Petrópolis-RS



Labirinto em Nova Petrópolis RS
Labirinto verde- Nova Petrópolis



Praça principal em Nova Petrópolis RS

Praça em Nova Petrópolis

Loja de varejo da Tramontina 


A loja de varejo da Tramontina é um show-room dos produtos da marca. Possui uma diversidade de artigos à venda, de cutelaria a utensílios para cozinha, como baixelas, panelas, talheres, travessas e utensílios em geral. Oferece  20% de desconto no valor do preço da etiqueta para todos os produtos. A maior vantagem, porém,  é encontrar grande variedade de produtos num só lugar e usufruir das  promoções que a loja oferece. No dia em que a visitamos encontrei uma faca especial para descascar tomate a R$1,50  e acabei comprando várias  para os amigos e familiares. A loja é muito procurada pelos turistas, possui excelente instalações tais como cafeteria, ótimos banheiros e amplo estacionamento. Sua localização é no centro da cidade, Rua Maurício Cardoso, 193 e o atendimento é de segunda a sexta-feira das 9h às 18h30min, e sábado das 9h às 17h30min.

Vale dos Vinhedos

Depois de visitar a loja da Tramontina, prosseguimos viagem para Bento Gonçalves, distante 16 km de Carlos Barbosa. Primeiramente fomos conhecer o Vale dos Vinhedos, onde se situam as maiores vinícolas do país, localizado entre as cidades de Bento Gonçalves e Garibaldi. Destaque para a Vinícola Aurora, a maior  e mais premiada em concursos internacionais e outras também muito conhecidas como a Casa Valduga, Chandon, Miolo, Salton. Todas as vinícolas oferecem visitas guiadas por enólogos aos parreirais e  vinícola, onde apresentam todo o processo de produção e engarrafamento do vinho. Ao término da visita é oferecido uma degustação dos vinhos e espumantes produzidos, bem como vendas a varejo. A vinícola se encarrega de entregar o produto adquirido no destino final, o que lhe poupa o transporte de volume e peso durante a viagem. Esse  sistema é útil para a aquisição daqueles vinhos especiais que não são encontrados com facilidade na sua cidade.
Escolhemos para visitação a vinícola  Cave de Pedra, uma vinícola pequena, instalada num castelo e que produz um dos melhores espumantes do Brasil. Sua produção só é vendida no local ou mediante encomenda. E, claro, almoçamos na Galeteria Casa Di Paolo, que fica na beira da estrada, próximo à entrada do Vale dos Vinhedos. Essa galeteria foi considerada, por vários anos seguidos, a melhor do Brasil pelo guia Quatro Rodas. Faz jus à fama, o galeto é realmente imperdível. Após o almoço, continuamos para Bento Gonçalves.


Placa indicativa do Vale dos vinhedos RS
Placa indicativa das vinícolas

Vinícola Cave de Pedra no Vale dos Vinhedos RS
Cave de Pedra

Hospedamo-nos no bom Dall'OnderVittoria Hotel, na região central da cidade. Entretanto, para quem curte uma saída à noite, O Dall'Onder Grande Hotel, na rua Henry Hugo Dreher, Cidade Alta, está localizado na proximidade de vários bares e restaurantes.
Chamou-nos a atenção, em uma das praças de Bento Gonçalves a Igreja da Comunidade São Bento, uma igreja edificada totalmente em concreto em formato de ‘pipa’ (barril de vinho). E o  Monumento ao Imigrante, obra artística de grandes dimensões instalada em 2005 em homenagem aos  130 anos da imigração italiana no Rio Grande do Sul.

Roteiro de viagem de Bento Gonçalves ao Chuí RS
Trecho entre Bento Gonçalves e Chuí

Chuí - o extremo meridional sul do Brasil


01.06.2012 - Nono dia – Saímos às 8h com destino ao Chuí. Outro trecho tranquilo, utilizamos a BR 116 até Pelotas e, depois a BR 471. Foram 650 km e 6 pedágios nos quais gastamos R$44,50 e chegamos ao Chuí por volta de 16h. Foi uma emoção saber que estávamos na última cidade brasileira, no extremo sul do país, tão estudado nas aulas de geografia e tantas vezes ouvida a expressão "do Oiapoque ao Chuí"..
A título de ilustração, ouçam a música Do Oiapoque ao Chuí que os sertanejos Teodoro e Sampaio gravaram:
“Arrumei as minha malas
E de viagem sai
Pra conhecer o Brasil
Do Oiapoque ao Chuí
E pra falar a verdade
Eu tenho muita saudade
De tudo que conheci”
...
O lado brasileiro do Chuí é separado do Uruguaio por apenas uma longa avenida com canteiro central. Ficamos hospedados no Hotel Internacional, do lado uruguaio, muito simples, mas suficiente para um pernoite, principalmente por sua localização na avenida principal onde está todo o comércio do Chuy, aliás, uma boa surpresa. Ótimas lojas, duty free, preços acessíveis e que se comparam com os praticados em Miami.  O pagamento é facilitado em reais, dólares, cartão de crédito ou débito. A cotação do dólar nas lojas estava menor do que eu havia conseguido comprar no Banco do Brasil. Para as compras, basta apresentar a carteira de identidade brasileira e observar os limites fixados pela receita federal, já por demais conhecidos de todos, a fim de evitar algum problema no retorno ao Brasil. O passeio pelas lojas nos tomou o resto da tarde e boa parte da manhã do dia 2.6. Na noite de sábado, depois de percorrer um montão de lojas, já que estávamos em terras estrangeiras, saímos para saborear o bife de chorizo (contrafilé) e o assado de tira (costela) preparados na parrila, clássicos da gastronomia do Uruguai, acompanhados da cerveja  Patrícia.
Aqui já cabe o registro de que o combustível , tanto no Uruguai quanto na Argentina, estavam mais caros que no Brasil.

Quarto do Hotel Internacional no Chuy Uruguai
Quarto do Hotel Internacional em Chuí


Divisa entre o Chui RS e o Chuy Uruguai
Avenida-divide Brasil/Uruguai

Extremo sul do Brasil, fronteira entre Brasil e Uruguai
Fronteira Brasil/Uruguai
Leia também