Relato de viagens. Compartilhando experiências, dicas criativas, fotos e orientações práticas para você programar a sua viagem. E Vamos Nessa!

quinta-feira, 21 de julho de 2016

Região do Maracanã - Jogos Olímpicos Rio 2016

Entrada principal do Estádio do Maracanã
Entrada do Maracanã (Foto: Bernardo Eyng)

A região do Maracanã engloba o Estádio Olímpico do Engenhão com os eventos do   atletismo,  o lendário estádio do Maracanã com as cerimônias de abertura e encerramento, o Maracanãzinho com as disputas do voleibol, e o sambódromo com a competição de tiro com arco e a emocionante maratona olímpica.

Serão também no Maracanã as partidas finais do futebol Olímpico masculino e feminino.


A cerimônia de abertura dos jogos Olímpicos contará a história do povo brasileiro e terá mais de 6 mil voluntários, espera-se  um público presente de 70.000 pessoas.  Será um momento de grande expectativa, o mundo inteiro estará de olho no Brasil. Torço para que façamos bonito.  O evento será transmitido para o mundo todo, estima-se que mais de 3,5 bilhões de pessoas assistam à Abertura das Olimpíadas do Rio em 2016.

Festa de abertura das Olimpíadas
Local: Maracanã
Data: 05/sexta
Horário: 20h com previsão de três horas de duração

Festa de Encerramento
Local: Maracanã
Data: 21/domingo
Horário: 20h com previsão de duas horas de duração

Futebol


Haverá jogos de futebol em sete estádios durante as Olimpíadas: Engenhão e Maracanã, no Rio de Janeiro; Mané Garrincha, em Brasília; Mineirão, em Belo Horizonte; Arena da Amazônia, em Manaus; Arena Fonte Nova, em Salvador; e Arena Corinthians, em São Paulo.

No entanto, a medalha de ouro será disputada no dia 19/sexta às 17:30, feminino e  no dia 20/sábado, às 17h30, masculino no Estádio do Maracanâ.

 Espero que esta seja a oportunidade da  Seleção Brasileira de futebol conquistar o inédito ouro Olímpico. No masculino são três medalhas de prata (1984, 1988 e 2012) e duas medalhas de bronze (1996 e 2008). No futebol feminino são duas medalhas de prata: em Atenas 2004 e Pequim 2008.
O goleiro Fernando Prass e os atacantes Neymar e Douglas Costa são os atletas convocados para a Seleção Brasileira Masculina que ocuparão as três vagas destinadas a atletas com idade acima de 23 anos.

Futebol: Estádio Olímpico do Engenhão
Data e Horário
 03/quarta  13:00 - 18:00
04/quinta  15:00 - 20:00
06/sábado 19:00 - 00:00
07/domingo 15:00 - 20:00


Futebol Maracanã
Data e Horário
16/terça 13:00 - 15:00
17/quarta 13:00 - 15:00
19/sexta 17:30 - 20:00
20/sábado 17:30 - 20:00

Maracanãzinho

 


Maracanâzinho, palco do vólei, Olimpíadas Rio 2016
Maracanãzinho palco do vôlei, Olimpíada Rio 2016 (Foto: Guito Moreto / Agência O Globo

O Maracanãzinho, como é tradicional, receberá os meninos e meninas do vôlei. Favorito ao ouro em qualquer análise, o Brasil é o atual bicampeão olímpico no vôlei feminino e, no masculino, prata em Pequim (2008) e Londres (2012) e ouro em Atenas (2004).


Voleibol

Partidas de 06/08, sábado a 21/08, domingo
Final Feminina: 20/08, sábado às 22h15m
Final Masculina 21/08, domingo às 13h15m

Como chegar ao Maracanã e Maracanãzinho



Trem 
  •  Estação Maracanã - Todos os Ramais 
  • Estação São Cristóvão - Todos os Ramais 
Metrô
  • Estação Maracanã - Linha 2 
  • Estação São Cristóvão - Linha 2 
  • Estação São Francisco Xavier - Linha 1 

Estádio Olímpico do Engenhão


Foto: Renato Setti Câmara/Prefeitura do Rio
No Estádio Olímpico do Engenhão, cuja capacidade comporta 60 mil pessoas, receberá a mais tradicional modalidade de provas Olímpicas, o atletismo, presente nos jogos desde a sua primeira edição em 1896, em Atenas. No Estádio Olímpico do Engenhão acontecerão as provas de pista e de campo entre 12 e 21 de agosto. A oportunidade é imperdível, estarão presentes alguns dos maiores nomes do atletismo mundial, como Usain Bolt.
Os Russos, suspensos de competições internacionais por problemas de dopping, desde novembro, estão fora das Olimpíadas Rio 2016. Yelena Isinbayeva, principal nome do atletismo da Russia, campeã olímpica do salto com vara, declarou que não irá competir pela bandeira do COI.

Serão 24 eventos de pista, corrida de 100 a 10.000m, alguns com até três rodadas, e 16 eventos de campo; lançamento, arremesso e salto com início no dia 12/08, sexta e encerramento no dia 20/08, sábado. Todos os dias haverá premiação. O Atletismo é o esporte que distribui o maior número de medalhas nos jogos, 141 ao todo.

Atletismo

Local: Estádio Olímpico do Engenhão
Data: Início 12/08 sexta e encerramento 20/08 sábado

Como chegar ao Estádio Olímpico do Engenhão

Trem 

Estação Olímpica de Engenho de Dentro - Ramais Deodoro, Japeri ou Santa Cruz

Sambódromo


Saem as fantasias e os passistas, entram os atletas, em agosto de 2016 o desfile será olímpico. É a vez do Sambódromo emprestar sua pista para a largada e chegada da maratona Olímpica e os torneios de tiro com arco.

Tiro com Arco


Tiro com arco no Sambódromo

O brasileiro Marcus Vinicius, de 17 anos, é um dos favoritos ao ouro: ele é vice-campeão da Copa do Mundo de Tiro com Arco em 2014. Ao todo são 128 atletas/64 homens e 64 mulheres.

Local: Sambódromo, Rua Marquês de Sapucaí - Santo Cristo
Data: 06 sábado a 12 domingo de agosto de 2016


Maratona Olímpica



Sambódromo será o palco de largada e chegada ma Maratona Olímpica (Foto: Divulgação Rio 2016)
A largada e chegada da maratona olímpica será no Sambódromo, palco de desfile das escolas de samba no carnaval carioca. O percurso se concentra no centro histórico do Rio de Janeiro. Com largada na Praça da Apoteose os atletas seguem para a Avenida Presidente Vargas (destaque para a Igreja da Candelária) e Avenida Rio Branco, aí encontrarão pontos turísticos como o Teatro Municipal, Museu Nacional de Belas Artes, Biblioteca Nacional, e seguem até o Aterro do Flamengo. Depois os atletas pegam a Rua Primeiro de Março e a revitalizada Praça Mauá onde estão localizados o Museu do Amanhã e o Museu de Arte do Rio MAR, depois seguem pela Avenida Rodrigues Alves e retornam pela Avenida Presidente Vargas até o Sambódromo.

A maratona olímpica é uma prova emocionante, por tradição ela fecha as competições do atletismo. A participação do público, com palavras de incentivo e aplausos,  durante todo o percurso, é um incentivo a mais para os atletas.

Datas: Dia 14/08 Feminina e 21/08 Masculina
Hora: Feminina de 9h às 12:45 - Masculina de 9h30m às 12:15
Local: Largada e chegada, Praça da Apoteose, Sambódromo


Como chegar ao Sambódromo


Metrô

  • Estação Praça Onze - Linha 1 Entrada A
  • Estação Central - Linha 1 ou 2 - Entrada B
Trem

  • Estação Central do Brasil - Todos os Ramais

 A festa Olímpica no Porto Maravilha


Praça Mauá com o letreiro da cidade olímpica
Praça Mauá onde será montado o Boulevard Olímpico - o point olímpico, palco de encontro dos cariocas e turistas 

Na Copa do Mundo a região de Copacabana  foi o ponto de encontro de turistas e cariocas para assistirem e comemorarem as partidas de futebol. Nas areias da praia foi montado o palco da "FIFA Fan Fest"  o ponto alto da Copa do Mundo no Rio de Janeiro.

Agora, nas Olimpíadas o "point" olímpico será na região portuária. Uma oportunidade para quem não adquiriu os ingressos e quer participar da festa
A área revitalizada do Porto Maravilha, no centro da cidade, terá  espaço de 3,2 quilômetros de atrações. A começar pela pira olímpica que ficará diante da Igreja da Candelária numa estrutura de sete metros de altura. Uma inovação das Olimpíadas Rio 2016, é a primeira vez, na história da competição, que o símbolo olímpico fica fora do estádio.

Outra atração será um balão panorâmico que chegará a 150m de altura e permitirá um visão panorâmica de toda a área, localizado também próximo a centenária Igreja da Candelária.

Nestes 3,2 quilômetros haverá três palcos com telões de alta definição que transmitirão os principais eventos dos Jogos Olímpicos Rio 2016 e exibição de atividades culturais, esportivas e muito show. Na remodelada Praça Quinze ficará o Palco Encontros, o maior de todos, e o Palco Tendências será instalado na Praça Mauá, perto do Museu do Amanhã. As atrações seguem pela orla Conde até a altura do futuro AquaRio,  O Palco Amanhã, próximo aos armazéns, está destinado para quem busca um som mais alternativo e para quem quer descobrir vertentes da nova música brasileira.
Quanto ao quesito alimentação haverá  os food trucks.

Veja a programação dos palcos no site Visit.Rio

A região será o ponto de encontro de cariocas e turistas durante os Jogos Olímpicos e Paralímpicos, o coração dos Jogos Olímpicos.

O horário de funcionamento será das 9h às 22h, com perspectivas de ampliação nos dias em que houver competições até mais tarde.

Veja também sobre a possibilidade de participar das Olimpíadas assistindo as provas de rua na região de  Copacabana, acesse: Região de Copacabana - Olimpíadas Rio 2016


Como chegar à Praça Mauá e Praça XV, o Point Olímpico


Praça XV

Metrô - Linha 1 e 2-  Estação Carioca Siga na diração leste na Avenida Nilo Peçanha em direção a Rua da Assembléia, caminhar até a Praça XV. 750m/ 10min.

Praça Mauá -

Metrô - Linha 1 e 2 - Estação Uruguaiana. Saia da estação em direção a Presidente Vargas, continue pela Rua Acre até a Praça Mauá. 750m / 11min.


VLT - Veículo Leve sobre trilhos . O VLT vai do Aeroporto Santos Dumont até a Rodoviária Novo Rio, com estação na Praça Mauá.


Adquiriu ingressos para assistir os jogos em outra Região Olímpica? Acesse: