Relato de viagens. Compartilhando experiências, dicas criativas, fotos e orientações práticas para você programar a sua viagem. E Vamos Nessa!

quarta-feira, 31 de agosto de 2016

Sightseeing - passeio turístico no Rio de Janeiro




Finalmente ele chegou! Agora o Rio de Janeiro conta com o serviço de ônibus turístico panorâmico, o Sightseeing Rio, que passa nas principais atrações turísticas da cidade como a orla da Zona Sul e o Boulevard Olímpico, na revitalizada Praça Mauá.
 O  turista compra um ticket que lhe dará o direito de fazer o roteiro completo do passeio, com opção de descida  na atração de interesse e depois  pegar o próximo ônibus para completar o roteiro.

O serviço foi inaugurado no dia 15/08, operado pela Rio Ônibus em parceria com a Riotur. Por enquanto ele está funcionando com quatro ônibus turísticos sendo um double deck. O double deck é um modelo de dois andares e tem como atração principal o piso superior sem capota, ideal para tirar fotografias e apreciar a paisagem da cidade maravilhosa.

Os ônibus são equipados com itens importantíssimos para o turista, como o   Wi-Fi e o carregador para o celular, favorecendo a postagem das fotos em tempo real, além de áudio individual, e TV.   Também são adaptados para cadeirantes.
Uma volta completa, sem descida, dura em média 2h40min.

Qual o roteiro do Sightseeing Rio?



O ponto de partida é a Praça General Osório em Ipanema percorrendo a orla de Copacabana, passando por alguns dos mais importantes cartões postais do Rio de Janeiro, como o Pão de Açúcar, Arcos da Lapa, Candelária, incluindo também o Boulevard Olímpico, na Praça Mauá.

O Cosme Velho não está contemplado no trajeto, ponto turístico importantíssimo para quem vai visitar o Cristo Redentor de bondinho, mas em compensação tem um ponto de parada na Praça do Lido, Copacabana, onde os interessados em visitar o Cristo Redentor podem pegar a van oficial.
Tem uma parada também no base do bondinho do Pão de Açúcar, na Prais Vermelha.

Quer saber outras formas de chegar ao Pão de Açúcar? Leia:

E como vistar o Cristo Redentor, leia:

Pontos de parada do Sightseeing 




Ipanema - Praça General Osório, próximo à Rua Gomes Carneiro
Arpoador - Rua Francisco Otaviano
Copacabana - Praça do Lido. Local de saída das vans para o Cristo Redentor
Pão de Açúcar - Local para pegar o bondinho para visitar o Pão de Açúcar
Enseada de Botafogo - Pista sentido Flamengo)
Parque Carmem Miranda - Avenida Oswaldo Cruz
Castelinho do Flamengo
Museu de Arte Moderna (MAM) -  Av. Beira Mar, próximo à Rua Calógeras - Rua Primeiro de Março
Praça XV / Boulevard Olímpico / Confeitaria Colombo
Candelária
Praça Mauá -  Museu do Amanhã
Cais do Valongo  / Parada dos Navios
Lapa / Arcos da Lapa / Escadaria Selaron
Glória - Prais do Flamengo (Pista sentido Botafogo)
Casa Julieta de Serpa - Praia do Flamengo
Praia de Botafogo
Shopping Rio Sul
Praça do Lido - Integração com Cristo Redentor
Futuro Museu da Imagem e do Som
Forte de Copacabana - Av. Atlântica

Os pontos de parada são identificados com uma sinalização especial, em cada ponto o ônibus fica parado cerca de 10 minutos.

Qual a vantagem de utilizar o serviço do ônibus Sightseeing?





O Rio de Janeiro há muito precisava oferecer um serviço turístico desta natureza.  A cidade tem muitas atrações e visitá-las de táxi ou transporte público demanda muito tempo e estudo das locomoções.  O city tour oferecido pelas agências de turismo é limitado e o turista deve respeitar o tempo de visita às atrações de acordo com o grupo, enquanto que utilizando o ônibus turístico é o próprio turista que determina o tempo de parada e qual atração visitar.
 O serviço do Sightseeing está apenas começando, e ajustes deverão ser feitos de acordo com a demanda para tornar o serviço cada dia mais atrativo para cariocas e turistas.

Cada ônibus conta com um guia turístico que faz o atendimento em português e inglês, não é gravação,  dando destaque às diferentes atrações ao longo do percurso.

Preço e horário de funcionamento


O passe custa R$80,00 adquirido exclusivamente no próprio ônibus É aceito pagamento em cartão de crédito e débito e em espécie (Real). Cada passageiro recebe uma pulseira que serve para a identificação de quem poderá embarcar nos pontos ao longo do itinerário.
Crianças de até 7 anos têm direito a gratuidade, e não há a meia entrada para idosos e estudantes.

Ponto de Partida: Praça General Osório, em Ipanema
Horário: A partir das 8h e última partida às 18h
Dias da semana: De segunda a domingo

E você, já utilizou este serviço em outras cidades? ou acha que este serviço será útil para os turistas?
Tem alguma dica adicional para compartilhar? Comente, compartilhe e ajude outros leitores!