Relato de viagens. Compartilhando experiências, dicas criativas, fotos e orientações práticas para você programar a sua viagem. E Vamos Nessa!

segunda-feira, 17 de dezembro de 2012

Viagem para Buenos Aires de Buquebus

Buquebus Puerto Madero Buenos Aires
Buquebus - Puerto Madero - Buenos Aires

Após passarmos dois dias visitando Colonia del Sacramento, no décimo-terceiro dia do início da viagem de Brasília a Buenos Aires de carro, embarcamos no Buquebus com destino a Buenos Aires, onde despendemos mais sete dias da nossa viagem.
Ao planejamos esta viagem, decidimos inicialmente que iríamos até Buenos Aires, passando antes por Curitiba, Gramado, Chuí, Punta del Este, Montevidéu e Colonia del Sacramento, onde deixaríamos o carro e atravessaríamos o Rio da Prata para Buenos Aires. Porém um amigo conhecedor daquelas paragens convenceu-nos a atravessar para Buenos Aires com o carro e regressar pelo interior da Argentina, ao invés de voltar pelo mesmo caminho de ida. Com esta alteração no roteiro tivemos a oportunidade de conhecer várias cidades e  províncias da Argentina.

A travessia do Rio da Prata de Buquebus

Colonia del Sacramento é uma cidade pequena, com construções históricas e coloniais. Porém o embarque no Buquebus é feito em um moderno terminal portuário com free shop, cafeterias, casa de câmbio e outros serviços.
Há mais duas empresas que oferecem a travessia do Rio da Prata de ferryboat; a Colonia Express e a Seacat Colonia, porém a Buquebus é a única com disponibilidade para transporte de carros na parte inferior do barco.
Compramos os nossos tickets no dia anterior ao embarque no próprio terminal portuário, pagamos a importância de 249 dólares para o transporte de quatro adultos e uma camionete Hilux. Também são aceitos  pesos argentinos, uruguaios,  e cartão de crédito. Comprando pelo site da empresa, com antecedência, é possível encontrar bilhetes promocionais, como ocorre na aquisição de passagem aéreas.
A empresa oferece vários horários de embarque, (confira no site) com viagens rápidas de uma hora o percurso ou viagens de três horas com preços mais em conta.

Embarque no Buquebus Porto Franco Colonia del Sacramento

Recomenda-se chegar com uma hora de antecedência;
As malas são despachadas nos procedimentos de check-in;
Após o procedimento de check-in dirija-se às filas de imigração. Na primeira é carimbado o seu passaporte de saída do país e na segunda fila você recebe o comprovante de entrada na Argentina;
Neste momento é apresentada a documentação do carro (CRLV – Certificado de Registro e Licenciamento de Veículo);
Depois é só ir para a sala de embarque e aguardar o comunicado para embarque. Para quem solicitou o serviço de transporte de um automóvel, o aviso é dado pelo serviço de som para que  somente o motorista se dirija ao estacionamento para embarque do automóvel, portando o ticket de embarque e a documentação do veículo.
As poltronas não são numeradas e existe a primeira classe que oferece champanhe aos passageiros;
Há um free shop normalmente aberto após 15 min. de viagem. Achei o free shop com poucas ofertas de produtos e preços nada convidativos;
Também há  bares que vendem comidas e bebidas rápidas com boas opções de lanches. A bordo são aceitos pesos argentinos, uruguaios e dólares. Uma boa hora para verificar os bolsos e deixar para trás todos os pesos uruguaios.
Próximo ao horário de desembarque, há o aviso sonoro para todos os passageiros que estão de carro acomodarem-se nos seus respectivos veículos e efetuarem o desembarque.
O desembarque foi rápido, nosso carro era o primeiro da fila, e quando nos deparamos já estávamos na avenida Córdoba, com ajuda do GPS, dirigindo-nos para o nosso apartamento alugado no bairro Recoleta.

Travessia do Rio da Prata de Buquebus
Interior do Buquebus

Travessia do Rio da Prata de Buquebus
Interior do Buquebus
Fila de carro para embarque no Buquebus
Fila de carros para embarque no Buquebus


Leia Também:

5 comentários:

  1. Respostas
    1. Leny, esta viagem foi muito significativa para nós pois revivemos um pouco dos tempos em que era comum viajar de carro, e como deu tudo certo estamos programando outra grande viagem de carro.
      Abraços

      Excluir
  2. Boa Noite, Jose Luiz,

    Acessei o site da Buquebus para fazer uma simulação de compra e vi a seguinte mensagem " Tarifas expresadas em pesos Argentinos. Todos los impuestos y tasas nacionales e internacionales estan incluidos."

    Compramos as nossas passagens no terminal portuário de Colônia, um dia antes do embarque. A compra no local permite pagar-se em pesos ou dólares.

    A vantagem da compra antecipada é pegar preços promocionais, semelhante a venda de passagens aéreas.

    Fique a vontade para fazer qualquer outra indagação. Boa Viagem, e se possível ao regressar volte ao blog para deixar o seu comentário.

    Adelaide Veiga

    ResponderExcluir
  3. E se nn tiver passaporte?

    ResponderExcluir
  4. A entrada de brasileiros nos países que fazem parte do Mercosul: Argentina, Paraguai, Uruguai, Bolívia, Chile, Equador e Colômbia é permitida somente com a apresentação do documento de identidade. Porém, é importante se atentar para a validade desse documento, que não deve ter mais de 10 anos de emissão e precisa estar em excelente estado de conservação, garantindo a perfeita visualização de foto e dados do documento. Outros documentos como CNH não são aceitos.
    Agradeço a sua participação e volte sempre para deixar os seus comentários, que com certeza serão úteis para outras pessoas.

    ResponderExcluir