Relato de viagens. Compartilhando experiências, dicas criativas, fotos e orientações práticas para você programar a sua viagem. E Vamos Nessa!

quarta-feira, 26 de setembro de 2012

Mercado Central de Belo Horizonte

Belo horizonte_2012 004 Uma das boas atrações turísticas de Belo Horizonte é o Mercado Central. Ali é um lugar que você realmente vai conhecer o jeito mineiro de ser. Está situado bem no centro de Belo Horizonte e ocupa um quarteirão inteiro. As lojas e bancas de produtos alimentícios, artesanatos e comida típica estão espalhadas por todos os corredores e a melhor forma de se conhecer o mercado é ir sem pressa, passear pelos seus corredores e descobrir e admirar os produtos à venda. Com certeza você  vai encontrar alguma coisa interessante para comprar.
Reunindo cerca de 400 lojas que oferecem uma variedade de produtos, desde hortifrutigranjeiros de ótima qualidade, laticínios e doces mineiros, o mercado conta, ainda, com artesanato regional, ervas e raízes medicinais, além de uma gama de serviços.  De tudo há um pouco, são: ervas, frutas, cereais, legumes, temperos, flores, licores, cachaças, carnes e peixes, artesanatos, brinquedos, calçados, panelas e bichos de estimação;  pato, cachorro, coelho, passarinho, etc. Enfim é impossível enumerar todos os itens que o mercado oferece.
Belo horizonte_2012 005 Belo horizonte_2012 007
Belo horizonte_2012 008 Belo horizonte_2012 009
Belo horizonte_2012 011 Belo horizonte_2012 010
Porém o meu ponto forte no mercado são os bares e restaurantes. É impressionante como num pedaço tão pequeno é servido uma cerveja bem gelada e o melhor petisco mineiro. A maioria dos bares ficam nos corredores e os frequentadores tomam a cerveja em pé, descansando o copo no próprio balcão do bar ou em uma outra bancadinha bem improvisada. Só alguns muito poucos bares que oferecem mesa e cadeira para os fregueses. O carro chefe dos tira-gostos é o famoso “jiló” principalmente o fígado com jiló, ou jiló acebolado. Ainda tem o famoso torresmo, feijão tropeiro, pernil, angu… e o indescritível tempero mineiro.
Para separar os frequentadores dos bares nos corredores de compra, os bares colocam uma corrente delimitando o seu exíguo espaço, aí os fregueses bebem em pé. Não há conforto, beleza, mas acreditem, o atendimento é inexplicavelmente eficiente.

Belo horizonte_2012 013 Belo horizonte_2012 014

Festival Gastronômico Comida di Buteco

Dentre tantos bares famosos do mercado escolhi o Bar da Lora como o meu preferido. O Bar da Lora sempre marca presença no Festival Gastronômico Comida di Buteco, evento que faz parte do calendário da capital mineira. O bar estreou na competição em 2009 e em todas as edições que participou foi premiado. Em 2010 ganhou o primeiro lugar com o prato “Pura garra da loura”. Em  2011 e 2012 abocanhou o terceiro lugar. O Bar da Lora oferece tira-gostos deliciosos, sempre com uma ótima apresentação dos pratos, cerveja geladíssima, e perfeito atendimento.
E você, já visitou o Mercado Central? Escreva nos comentários a sua experiência.

Mercado Central - Av. Augusto de Lima, 744 - Centro, Belo Horizonte-MG, Brasil CEP 30190-022
Horário de funcionamento - Segunda a sábado das 7h às 18h. Domingos e feriados das 7h às 13h.

7 comentários:

  1. Dedé, o meu marido é fã do fígado com jiló e, da última vez que estive em BH, provei esta iguaria do Mercado. Delíciosa e imperdível! Fernanda

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Mesmo para as pessoas que são reticentes ao sabor do jiló, depois que provarem dos tira-gostos servidos no Mercado Central de BH, com certeza mudarão de opinião.

      Excluir
  2. Dedé, o Bar da Lora me deu até água na boca!
    Eu e Dandan precisamos fazer uma tocata lá urgentemente.
    Abraços,
    Paulo Carrusca

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Paulinho, Precisamos mesmo, e o Mercado Central tem outros bares igualmente reconhecidos como o Bar da Lora.

      Excluir
  3. Tia Dedé perfeito relato. Em BH não pode faltar o mercado!!! Mandou muito bem!!!
    Bj, Maurício

    ResponderExcluir
  4. To na foto do bar da Loura. Deu até saudade dela gelada hehe. Figado acebolado com jiló é chapa quente.
    Bjao
    Mauricinho

    ResponderExcluir
  5. Poi é Maurício, dá para ser feliz num pé-sujo, tomando cerveja em pé, e ter boas recordações. Vamos Nessa!!!

    ResponderExcluir