Relato de viagens. Compartilhando experiências, dicas criativas, fotos e orientações práticas para você programar a sua viagem. E Vamos Nessa!

segunda-feira, 8 de setembro de 2014

Visitando o Pão de Açúcar pela trilha do Morro da Urca

Pao de Acucar 025

A subida é íngreme serpenteando a encosta do Morro da Urca em contato com a flora e a fauna da região. Inicia-se a caminhada  pela pista de corrida e atletismo Claudio Coutinho localizada na extremidade esquerda da Praia Vermelha, que margeia toda a base do Morro da Urca. A pista Claudio Coutinho é também conhecida por Estrada do Costão ou Caminho do Bem-Te-Vi.

A trilha do Morro da Urca

Pao de Acucar 026

Pao de Acucar 027
Após percorrer 500m nesta pista pavimentada, vê-se uma placa à esquerda com a indicação da trilha.

Eu passei batida pela placa, estava certa que seguindo pela pista Claudio Coutinho chegaria no topo do Morro da Urca. Depois de andar alguns metros percebi que algo estava errado e retornei para o ponto onde tinha visto a placa.

A placa contém sete recomendações, a primeira e segunda são:

1-Caminhe em pequenos grupos, cinco pessoas é um bom número.
2- Use roupas resistentes e confortáveis. Nos pés prefira calçados fechados. Leve água para beber.

Como estava sozinha esperei por alguma companhia, logo apareceu uma turista francesa e decidimos fazer a subida juntas. No caminho encontramos com outras pessoas subindo ou descendo. O movimento é constante.

Pao de Acucar 037

A trilha  é considerada de dificuldade moderada com trechos de aclives acentuados. Gastamos  40 minutos da base ao  topo do morro, 900 metros de extensão, sem paradas para descanso. Subi no ritmo da minha companheira e cheguei exausta, mas logo recuperada e sentindo-me recompensada pelo objetivo alcançado e pela oportunidade de contemplar uma bonita paisagem. Faria novamente este passeio e o indicaria para outras pessoas.

Troncos de árvores e pedras formam degraus que facilitam a subida. Em dias de chuva é desaconselhável a utilização da trilha porque ela torna-se escorregadia.

No topo do Morro da Urca, 220 metros de altura,  primeiro estágio de parada do bondinho, tem-se uma visão espetacular de vários pontos da cidade, entre eles; Enseada de Botafogo, as praias da zona sul, o centro da cidade, Corcovado, Ponte Rio Niterói, e vários outros.

Ressalta-se que a trilha leva somente ao Morro da Urca, para quem quiser chegar até o Pão de Açúcar é necessário comprar o bilhete na Bilheteria no Morro da Urca, em frente à Estação II.

Pao de Acucar 057

No Morro da Urca encontra-se uma área de lazer com cadeiras e espreguiçadeiras estrategicamente colocadas para proporcionar um descanso e uma bela vista da paisagem. Há também algumas lanchonetes (com preços turísticos) para a venda de água, lanches rápidos, sanduíches, sucos, caipirinhas, cervejas, etc..

Pao de Acucar 053

O celular ficou sem bateria bem na hora de tirar aquela foto espetacular, não se desespere a Nextel colocou um quiosque com diferentes carregadores de celular para carregar livremente o seu celular.

Regras para acesso ao Morro da Urca através das trilhas

A trilha fica aberta das 8h às 18h e o acesso é livre, sem pagamento de  ingresso. O portão de acesso à trilha a partir do Morro da Urca fecha às 18h sendo este o último horário para retorno pela trilha sem pagar ingresso.

ATENÇÃO - Desde 15/02/2016 a descida gratuita de Bondinho para usuários da trilha não está mais disponível, sendo necessário a apresentação do bilhete em qualquer horário.

Bilheteria e valor do ingresso

Há uma bilheteria instalada no Morro da Urca,  em frente à Estação II, para aquisição do bilhete que permitirá  retornar à base do bondinho na Praia Vermelha, ou pegar outro bondinho até o segundo estágio no Morro Pão de Açúcar com 396 metros de altura.

Cada viagem do bondinho dura 3 minutos e tem capacidade para 65 passageiros.

Trecho Morro da Urca - Praia Vermelha:  R$20,00 (inteira) e R$10,00 (meia)
Trecho Morro da Urca - Pão de Açúcar : R$40,00 (inteira) e R$20,00 (meia)

* Meia-entrada: Idosos (a partir de 60 anos), Estudantes, Pessoas com Deficiência e Pessoas entre 06 e 21 anos.

Formas de pagamento:

Dinheiro, Cartão de Crédito e Cartão de Débito

Para saber um pouco mais sobre esta trilha veja um vídeo gravado por Arthur Veiga

Tem alguma dica adicional para compartilhar? Comente, compartilhe e ajude outros leitores!

Leia também:

Visita ao Pão de Açúcar - Como chegar utilizando o transporte público.