Relato de viagens. Compartilhando experiências, dicas criativas, fotos e orientações práticas para você programar a sua viagem. E Vamos Nessa!

terça-feira, 23 de abril de 2013

Serra da Mesa - Pescaria



Represa Serra da Mesa, município de Niquelândia
Represa Serra da Mesa, município de Niquelândia
Para quem não conhece, Serra da Mesa é um enorme lago situado no noroeste de Goiás, formado pela construção de uma usina hidroelétrica nos rios Maranhão e Tocantins. É o 5o. maior lago do Brasil e distante cerca de 300 km de Brasília, dependendo do municipio escolhido para acessá-lo, já que banha diversos municípios de Goiás. Já detém razóavel estrutura turística, voltada para a pesca esportiva e onde o tucunaré reina absoluto.

Assim, é possível reservar uma pousada e barco com piloteiro com a devida antecedência. Os barcos normalmente comportam 3 pessoas, uma delas o piloto. Este é, via de regra, bastante simpático e grande conhecedor do lago. Se assim não fosse, a possibilidade seria enorme de se perder no emaranhado de mais de 150 ilhas e inúmeros braços da represa que se estende por mais de 200 Km e que inundou uma área superior a 1.700 Km2.


Área externa da pousada Serra da Mesa, em Niquelândia GO


As pousadas são simples, mas algumas delas possuem inclusive ar condicionado e frigobar. Custam em torno de 80 reais a diária por pessoa, com café da manhã, almoço e jantar. Para aluguel do barco com piloteiro, você vai gastar em torno de 200,oo e mais o reembôlso da gasolina gasta. Mas acaba valendo a pena, pois até os pescadores de primeira viagem conseguem fazer uma agradável pescaria, pois os pilotos (chamados piloteiros), se encarregam até mesmo de iscar os anzóis, substituir os anzóis que se engastalham, etc. Só preservam a norma de não auxiliarem quando se fisga um belo tucunaré de 3 kgs, aí o problema passa a ser exclusivamente seu ( do contrário também não teria graça nenhuma).



Banho nas águas da represa Serra da Mesa


No mais, caso o dia não esteja para pesca, não se aborreça. Curta a paisagem deslumbrante e os banhos nas águas mornas e límpidas da represa, como o fizeram os amigos Tião, Manoel e Daniel na foto ao lado.

Nenhum comentário:

Postar um comentário