Relato de viagens. Compartilhando experiências, dicas criativas, fotos e orientações práticas para você programar a sua viagem. E Vamos Nessa!

terça-feira, 26 de março de 2013

Ilha Grande, o paraíso é aqui!

Ilha Grande RJ- Vila do Abraão
Para os amantes da natureza o lugar é imperdível. Águas cristalinas, vegetação exuberante e preservada, uma variedade de praias, enseadas, rios, lagoas, cachoeiras, planícies, montanhas e picos espalhados em 193 km2. A Ilha Grande faz parte da Área de Proteção Ambiental dos Tamoios.

A vila do Abraão é o local que oferece maior infra-estrutura na ilha. A maioria das pousadas, comércio, bares e restaurantes encontram-se logo na chegada no cais da ilha. A vila conta com 3.000 habitantes, não circula carros e o acesso a outras praias é feito por trilhas ou  barco. Os barcos ficam ancorados na praia, há todo tipo de embarcação, desde saveiros para os passeios programados ou lanchas e barcos moto-táxi para levar o turista a qualquer parte da ilha.
Ilha Grande RJ Vila do Abrão Ilha Grande RJ -Vila do Abrão
O cartão de crédito é bem aceito no comércio, mas na vila não há agências bancárias, nem caixas eletrônicos. Carregadores cobram, em média R$20,00 para levar as bagagens do píer até as pousadas usando carrinho de mão
Ilha Grande RJ -Vila do Abrão Ilha Grande RJ - Trilhas
Para os adeptos a caminhadas, os pontos de visitação da ilha forma mapeados e subdivididos em 16 trilhas. Para orientação do visitante, as trilhas foram classificadas quanto a dificuldade em: Fácil, Médio, Rígido e Perigosa e quanto a topografia em Plana, Pouco Íngreme e Íngreme. A trilha mais fácil é a (T1) Circuito Abraão, classificada como fácil e plana, tem 1.800 m, e uma hora de duração. O percusso é todo sinalizado e os locais de interesse estão indicados com placas. Visita-se neste percurso a Praia Preta, as Ruínas do Lazareto, hospital construído na época do Império para controle sanitário dos imigrantes e depois transformada em prisão federal em 1940 e demolida em 1963, e a da Cachoeira da Feiticeira.
Outra trilha que faz parte da história é a trilha (T14) Abraão – Dois Rios possui 7m e duração de 2h30min classificada como média e íngreme. Em Dois Rios está localizada as ruínas do Instituto Penal Cândido Mendes, conhecido como o Presídio da Ilha Grande, considerado um presídio de segurança máxima que recebeu presos político ilustres como Graciliano Ramos e Fernando Gabeira, e também presos comuns. Em 1994 o presídio foi demolido e hoje só restam suas ruínas para visitação.
Ilha Grande RJ Vila do Abrão - Bar Ilha Grande RJ Vila do Abrão- Praia Preta
A trilha (T13) parte da Vila do Abraão ao Pico do Papagaio, o segundo cume mais alto da ilha e  avistado quando da chegada na ilha, possui 982 metros. A trilha possui 6.000m, classificada como perigosa e íngreme e duração de 3h30 para subir e mais 3h para descer.
Segundo os guias turísticos, a praia mais bonita da ilha é a Lopes Mendes. Para  ter acesso a praia, os barcos partem da Vila do Abraão até a praia do Pouso e de lá pega-se a trilha (T11) uma caminhada de 1.100 m com duração de 50min e classificada como média e pouco íngreme.
Ilha Grande RJ Vila do Abrão Ilha Grande RJ Vila do Abrão - Cais
Gente, Ilha Grande é linda, divertida, simples, pé no chão. Faz parte da nossa história e merece ser visitada. Um dia é muito pouco para desfrutar de tantas atrações do lugar, e para evitar o traslado de todo dia entre Angra dos Reis ou Mangaratiba e Ilha Grande o aconselhável é hospedar-se na ilha e curtir com a tranqüilidade o que o lugar propicia.

Posts Relacionados
Onde ficar em Angra dos Reis
O mar verde-esmeralda de Angra dos Reis

Um comentário:

  1. Realmente Ilha Grande é muito linda. Quem sabe esse ano viajamos para o RJ e conhecemos.

    ResponderExcluir