Relato de viagens. Compartilhando experiências, dicas criativas, fotos e orientações práticas para você programar a sua viagem. E Vamos Nessa!

segunda-feira, 8 de agosto de 2011

Mendoza - Almoço na Bodega Ruca Malen

Bodega Ruca Malen está situada na região Lujan del Cuyo, aos pés da Cordilheira dos Andes. Somente a visita às suas intalações já é um agradabilíssimo passeio, imagine ter a oportunidade degustar  um almoço com cinco pratos  harmonizados com o vinho da vinícola. É imperdível !

A reserva para o almoço foi feito no próprio site da vinícola Ruca Malen . É solicitado dois dias de antecipação para marcação da reserva.


Menu Degustação

Aperitivo
 PRIMEIRO PASSO 

Salada de quinoa e limão, temperada com azeite de oliva Arbequina, e acompanhada por chips de maçã caramelizados com creme de cítricos e cunha de maçã verde.
Yauquén Chardonnay 2009. 100% Chardonnay. Sem passagem por carvalho nem fermentação maloláctica.
Harmonização: Queremos destacar a fruta, a persistência e acidez equilibrada de nosso Chardonnay através da frescura docreme de cítricos e da maçã.
Aperitivo

Segundo Passo
 Espetinho de carne curada com especiarias e “empanada” de abóbora-cabaça e nozes, com molho “chimichurri” de oliva Picual
Yauquén Cabernet Sauvignon 2009. 100% Cabernet Sauvignon. 30% do vinho envelhecido em carvalho durante seis meses, depois unificado com o resto do vinho e finalmente engarrafado. É um vinho fresco e frutado.
Harmonização: A fruta fresca e notas de especiarias de nosso Cabernet Sauvignon se complementam muito bem com as especiarias da carne e os sabores agridoces da empanada. O contraste de sabores acompanha bem o varietal.

Segundo prato




 Entrada

 Terceiro Passo

Terrine de queijo fresco, alho-porró e azeitonas pretas com xarope funghi e pão de campagne torrado em azeite de oliva Arauco e Farga.
Ruca Malén Merlot 2005. 90% Merlot, 5% Malbec e 5% Petit Verdot. Envelhecido por separado durante um ano em carvalho, 80% francês e 20% americano, depois unificado e finalmente engarrafado.
Harmonização: As notas terrosas e tostadas deste prato ressaltam a evolução e complexidade do blend. Na boca, a suavidade e os taninos doces do vinho se enfatizam com o sabor defumado do prato.


Terceiro prato


 Prato Principal

 Quarto Passo
Medalhão de filé assado com creme de borras e cassis, batatas com pimenta preta, beringelas queimadas no fogo e brunoise de legumes.
Ruca Malén Malbec 2007. 100% Malbec. Envelhecido durante 12 meses em carvalho, 85% francês e 15% americano.
Kinién Cabernet Sauvignon 2002. 90% Cabernet Sauvignon e 10% Malbec. Envelhecido durante 15 meses em carvalho de primeiro uso, 90% francês e 10% americano.
Harmonização: Neste quarto passo apresentamos dois vinhos. Em primeiro lugar nosso Ruca Malén Malbec 2007, com taninos suaves que destacam a fruta vermelha, harmonizando muito bem com o filé grelhado e com o creme de borras. E nosso Kinién Cabernet Sauvignon 2002, cujas notas de evolução e especiarias se equilibram muito bem com as beringelas
defumadas e a pimenta.





 Pré- Sobremesa
Granita de Chardonnay, limão e alecrim.


 Sobremesa
 Quinto Passo
Pastel de banana assada com creme de chocolate branco, canela, mel e caramelo.
Ruca Malén Chardonnay 2007. 100% Chardonnay. 30% do vinho fermentado em carvalho francês e envelhecido durante oito meses em barricas de carvalho, 70% fermentado em tanques de aço inoxidável.
Harmonização: Neste Chardonnay 2007 destacam-se notas de manteiga, mel e tostado, bom para acompanhar esta sobremesa onde sobressaem os sabores doces do mel, do caramelo e do chocolate branco

Observem a relação do tamanho do prato com a sobremesa


Confesso que  não sou uma expertise em vinhos e não consegui acompanhar toda essa harmonização, mas considero uma das melhores visitas que fizemos.  Vejam o final da festa! Como nos divertimos!





 Preço por pessoa do Menu Degustação ARS $210,00 (set. 2010) 



2 comentários:

  1. Tia Dedé, também considero o almoço na Ruca Malen a melhor visita que fizemos. Vamos voltar à Mendoza em mar/2013 e repetir!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Yane,
      Acredito que em Mendoza haja outras tantas bodegas que oferecem almoço harmonizados de qualidade. Depois do retorno da sua viagem conte para nós a sua experiência.

      Excluir