Relato de viagens. Compartilhando experiências, dicas criativas, fotos e orientações práticas para você programar a sua viagem. E Vamos Nessa!

terça-feira, 6 de outubro de 2015

Dicas essenciais sobre Cartagena

Casas coloniais do centro histórico de Cartagena
Centro histórico de Cartagena


Arrisco dizer que Cartagena das Índias, ou simplesmente Cartagena é a cidade colonial mais linda e interessante que visitei.  O centro histórico de Cartagena preservado e restaurado possui casas coloridas com balcões de madeira e grandes portas na fachada que você não cansará de admirar e fotografar, Estas construções coloniais espanholas geralmente possuem um parte interno que nos remete aos antigos filmes de Zorro!


Cartagena é um lugar que tem séculos de história, fundada em 1533, sofreu ataques de piratas e para sua defesa da construíram uma muralha que rodeia toda a cidade.  seu centro histórico,  foi declarado Patrimônio da Humanidade pela Unesco em 1984.

Muralhas de Cartagena, Baluarte de Santo Domingo
Baluarte de Santo Domingo, Cartagena

Classificada como a quinta maior cidade da Colômbia, Cartagena possui um centro histórico conhecido como cidade fortificada e uma região moderna, Bocagrande e El Laguito, com construções de grande porte, shopping e grandes hotéis.

Atrações de Cartagena


O principal atrativo de Cartagena é mesmo a sua história, a arquitetura do casario colonial, as muralhas de pedra que circundam à cidade, as praças e monumentos históricos, como também, contemplar o pôr do sol e apreciar os vendedores de frutas, artesões e seu povo hospitaleiro.

 Praia do bairro Bocagrande em Cartagena
 Praia do bairro Bocagrande em Cartagena

Embora cercada pelo mar do Caribe, próximo à cidade as praias não como aquelas que vimos nas propaganda de praias do Caribe. A praia própria para banho fica em Bocagrande, possui uma boa infraestrutura com aluguel de cadeiras e tendas, porém a areia é escura, e muitos vendedores ambulantes.

Areia branca e mar azul turquesa com águas transparentes encontram-se na Isla del Rosário onde se chega por barco saindo do porto Muelle de la Bodeguita, próximo a Praça do Relógio, e a viagem de lancha rápida dura cerca de uma hora.

Onde se hospedar em Cartagena

Se você vai visitar a cidade de Cartagena pela sua história,  arquitetura e monumentos você deve ficar hospedado na cidade murada. Dê preferência para os hotéis situados no centro principalmente perto da Praça do Relógio onde você conseguirá  visitar os principais pontos turísticos da cidade apenas caminhando, sem depender de táxi.  A cidade é segura para passear a qualquer hora do dia ou da noite. 
Ficamos hospedados no Hotel Alfiz, um hotel boutique instalado numa casa colonial do século XVII, no centro antigo de Cartagena.
Agora para os mais afortunados, o hotel dos sonhos é o Sofitel Legend Santa Clara, uma combinação perfeita entre a arquitetura colonial, o luxo e o conforto moderno.

Fachada do Alfiz Hotel, centro histórico, Cartagena
Fachada do Alfiz Hotel

Centro Histórico de Cartagena


São muitos lugares, praças, igrejas, museus e monumentos a serem visitados no centro histórico de Cartagena. O bom é que na cidade velha tudo pode ser visto caminhando pelas ruas estreitas calçadas de pedra. Acrescente um charme à sua viagem e percorra as ruas de charrete, não é necessário mas ameniza o cansaço e o calor. As charretes têm o seu ponto logo depois dos Portal de los Dulces.

Aqui estão listados alguns pontos principais da cidade, a medida que se caminha pela cidade você encontrará outros lugares de interesse, é bom ter um mapa em mãos para identificá-los e conhecer a sua importância e história.

Muralhas de Cartagena

Muralhas de Cartagena e as torres do Templo de San Pedro Claver
 Muralhas de Cartagena e as torres do Templo de San Pedro Claver

A muralha que rodeiam a cidade histórica de Cartagena é uma das fortificações mais conservadas do mundo, possui 11 quilômetros de muralhas e 21 baluartes - construção alta que se sustenta por muralhas, destes baluartes o mais famoso é o Baluarte de Santo Domingo onde as pessoas costumam-se reunir-sem à tarde para ver o pôr do sol, o mar e ao longe as construções de Bocagrande.

Las Bóvedas

Las Bovedas, fortificação militar onde hoje vendem-se artesanatos
Las Bóvedas, fortificação militar, onde hoje em dia vendem-se artesanatos

Antiga estrutura militar, quartel de apetrechos, víveres e refúgio de tropas. Possui 47 portas. Restaurado entre 1969 a 1972 tornou-se um centro para vendas de artesanatos. 
Faz parte da muralha da cidade, situada do lado oposto da Praça do Relógio próximo ao majestoso Hotel Sofitel Santa Clara.

Praza de Bolivar

Estátua de Simón Bolívar na praça do mesmo nome

Conhecida também como Praça Maior, é uma das principais praças de Cartagena das Índias. Possui uma grande estátua do herói Simón Bolívar.  Muito movimentada, turistas, crianças, ambulantes circulam pela praça e aproveitam os bancos dispostos sobre as sombra das frondosas árvores para um descanso ou mesmo apreciar a movimentação da cidade. O Museo Del Oro está situado em frente a esta praça.
A estátua fundida em bronze pelo escultor venezuelano Eloy Palacios , mostra um Bolívar triunfante montado em seu cavalo, colocada sob um pedestal de granito onde está escrito o seguinte texto: "Se Caracas me dió la vida, vosoutros me disteis gloria, salve Cartagena redentora"

Torre del Reloj Publico

Entrada principal para a cidade murada, Torre do Relógio

Torre do Relógio, um dos símbolos representativos mais importante de Cartagena das Índias e porta principal de entrada na cidade amuralhada. É uma amostra da arquitetura militar, com um portal barroco de três arco esculpido em pedra coralina.   

Plaza de los Coches

Plaza de los Coches. A charrete é muito utilizada para passear no centro histórico de Cartagena

Praça dos Coches. Desde o século XVI recebeu várias denominações de acordo com a atividade desenvolvida na praça. Inicialmente foi local para venda de escravos, e no fim do século XVI foi permitido o estacionamento de coches daí seu nome atual. Em frente está o Portal de los Dulces que sobressai por suas coloridas edificações e venda de doces típicos. Próximo também da Praça do Relógio.


Plaza de Santo Domingo

Portal da Igreja de Santo Domingo e escultura de Botero
Portal da Igreja de Santo Domingo e escultura de Botero

A praça de Santo Domingo é hoje um dos lugares mais concorridos da cidade e ponto de encontro. Cercada por bares e restaurantes e mesas dispostas na praça é um bom lugar para um happy hour. Músicos circulam de mesa em mesa cantando músicas típicas por alguns trocados.
Em frente a Igreja de Santo domingo está a escultura "Gertrudis" doada pelo famoso artista colombiano Fernando Botero em 2006.

Estatua de Colón


Estátua de Colon, homenagem a Cristovão Colombo

Réplica de uma similar localizada em Génova, Itália. Foi doada pelo cônsul italiano Juan B. Mainero y Trucco no ano de 1897. Está instalada na Praça de la Aduana. Construída em mármore branco de carrara faz uma homenagem ao descobridor da América Cristovão Colombo em seu encontro com a cultura indígena.

Templo de San Pedro Claver


Templo de San Pedro Claver, Cartagena

É um dos monumentos mais bonitos da cidade. De estilo barroco, foi construído pelos jesuítas na primeira metade do século XVIII, entre 1,700 e 1,756. No altar mor estão os restos mortais de San Pedro Clever, o apóstolo dos escravos que foi canonizado em 1.888.

Convento Santa Cruz de la Popa


Vista da cidade do Convento Santa Cruz de la Popa
 Vista da cidade do Convento Santa Cruz de la Popa


Construído no Cerro de la Popa, o ponto mais alto da cidade, de onde se tem uma bela vista da cidade.
O convento de arquitetura colonial possui uma pequena igreja dedicada a virgem de la Candelária, além de um museu de artigos religiosos. O papa João Paulo II visitou este convento em 1986.
O convento é uma das poucas atrações fora da cidade murada. Para visitá-lo contratamos um táxi com corrida fechada por 40.000 pesos colombianos. Combinamos ida, espera de uma hora e volta com parada rápida no Castillo San Felipe de Barajas para fotos.

Castillo San Felipe de Barajas


Castelo de San Felipe de Barajas

É uma grande fortificação militar espanhola. Construído em 1536 sobre a colina de San Lázaro para impedir qualquer invasão à cidade por água ou por terra. O castelo possui um complexo labirinto de túneis internos. A subida ao castelo é por uma rampa íngrime e descoberta, ao ar livre, por causa do sol e calor limitamos somente a fotografar o castelo pelo lado de fora.


Baluarte de Santo Domingo e Cafe del Mar


Baluarte de Santo Domingo e Cafe del Mar


Nas muralhas do Baluarte de Santo Domingo fica o Cafe del Mar, lugar turístico e badalado onde as pessoas se encontram para ver o pôr do sol. De lá avista-se o mar e os imponentes prédios de Bocagrande. O bar disponibiliza mesas e cadeiras e serviço de comidas e bebidas a um custo bem mais elevado que outros bares da cidade.
Como o lugar é concorrido ambulantes vendem cervejas para as pessoas que optaram somente circular pela área sem ocupar as cadeiras do bar.



Onde comer e beber em Cartagena


Cartagena é uma cidade tipicamente turística e não falta lugares agradáveis para as refeições. Lugares que visitei e indico:

Restaurante El Santisimo - O mais badalado restaurante de Cartagena, super indicado nos blogs de viagens e afins. Decoração e atendimento impecáveis.
Localização, Calle del Torno #39-76 Domingo a domingo de 12h às 15h e de 19h às 24h.

Quebracho - Para variar da comida colombiana escolhemos um restaurante tipicamente argentino. da decoração aos cortes das carnes, também servem pescados e mariscos. Pagamos 116.361,00 num em um almoço para duas pessoas.
Localização, Calle Baloco, #2-69

San Valentin Restaurante Bar.  Restaurante com ótimo custo benefício, comida farta e saborosa.
Localização, Calle Vicente Garcia #6-23

Casa colonial onde funciona o Hard Rock Café

Hard Rock Cafe Cartagena. Nosso lugar preferido para abrigar do calor da cidade. Para o happy hour eles fazem a promoção de dose dupla. Instalado num lindo casarão colonial perto do Portal de los Dulces.
Localização, Plaza de la Aduana

Bares e restaurantes na Plaza Santo Domingo. Nesta praça há vários restaurantes com mesas ao ar livre indicado para depois do pôr do sol, a praça é muito movimentada, local especialmente escolhido pelos músicos da cidade que passam de mesa em mesa oferecendo música aos turistas por alguns trocados. Nesta praça escolhi o restaurante Cafe Milenio Cartagena e passamos algumas horas agradáveis apreciando o movimento da praça.


Quantos dias ficar em Cartagena


Três dias são suficientes para conhecer os principais pontos turísticos da cidade murada, nós ficamos cinco noites e aproveitamos um dia para conhecer Islas del Rosario y Playa Blanca, praias com água cristalina e azul. É um passeio de barco, vendido por diversas agências e ambulantes da cidade. com saída pela manhã e retorno no final da tarde.
Mas o melhor de Cartagena é passear com calma pelo centro histórico, a cidade é repleta de casarões históricos, bares,  restaurantes,  artesanato, enfim um museu ao ar livre.

Como Chegar


As empresas de aviação Copa, TAM, LAN e Avianca oferecem voos do Brasil para Cartagena com parada em Bogotá. O Aeroporto Internacional Rafael Núñez fica localizado ao norte de Cartagena. Uma corrida de táxi do aeroporto ao centro histórico de Cartagena está tabelado em 10.000 pesos colombianos.

Clima


Cartagena é uma cidade ensolarada, clima tropical, As temperaturas máximas são de 30°C / 31°C enquanto as temperaturas mínimas variam entre 23°C a 25°C. Use chapéu, protetor solar, roupas leves e sapatos confortáveis.

Mulheres com trajes típicos conhecidas como as "palanqueiras"
Mulheres com trajes típicos conhecidas como as "palanqueiras"


Vendedores de frutas no centro histórico de Cartagena
 Vendedores de frutas no centro histórico de Cartagena.  Observem o corte das mangas!
Artesanato colombiano, bolsas de tear.
Artesanato colombiano. Estas bolsas foram a minha paixão na viagem


Tem alguma dica adicional para compartilhar? Comente, Compartilhe e ajude outros leitores.
























Nenhum comentário:

Postar um comentário