Relato de viagens. Compartilhando experiências, dicas criativas, fotos e orientações práticas para você programar a sua viagem. E Vamos Nessa!

quinta-feira, 9 de abril de 2015

Conheça o Aeroporto de Bogotá - transfer e lojas Duty-Free

Fachada do Aeroporto El Dorado, Colômbia
Aeroporto Internacional El Dorado Luis Carlos Galán Sarmiento
O Aeroporto Internacional El Dorado Luis Carlos Galán Sarmiento ou Aeroporto de Bogotá é amplo e confortável. Ainda na sala de desembarque você encontra diversas lojas Duty Free, onde aproveitei e comprei uma garrafa de whisky para degustar durante a estadia na Colômbia. lojas de câmbio, só não vi caixas eletrônicos para retirada de dinheiro.

Nas minhas viagens internacionais prefiro sacar o dinheiro na moeda local ainda no aeroporto para pagar tarifas pequenas como taxi, lanches, gorjetas etc e utilizo o cartão de crédito internacional, autorizado para uso no exterior, para pagamentos de hotéis, restaurantes e compras diversas.

Após a saída da sala de desembarque encontrei alguns caixas eletrônicos,  mas desta vez não consegui sacar o dinheiro.  O banco do Brasil impõe restrições para saque na Colômbia, o saque só será permitido com autorização específica do gerente. Felizmente eu portava uma quantia em dólares, e fiz o câmbio ali mesmo no aeroporto. Troquei 100 dólares por 200.000 pesos colombianos.

Opções de transporte para o centro


Táxi 

Fila de táxi no Aeroporto El Dorado
Fila de táxi no Aeroporto El Dorado

Saindo do aeroporto vire à direita e logo você verá a fila de táxi, é só entrar na fila e aguardar a sua vez. Não há preço pré estabelecido, a corrida é pelo taxímetro. O taxímetro marca em unidades. O valor a ser pago será apresentado no final da corrida convertendo as unidades em pesos colombianos de acordo com uma tabela fixada pelo governo. Uma corrida de táxi de / até ao aeroporto é acrescida de uma sobretaxa no valor de  COP 3.900,00.
Paguei COP 27.500,00 por uma corrida do aeroporto a Zona Rosa em novembro de 2014.  

Ônibus

Modelo de ônibus TransMilênio em Bogotá
Modelo de ônibus TransMilênio em Bogotá

Na área de desembarque do aeroporto há o ponto da linha alimentadora do sistema TransMilenio - Sistema de transporte público que utiliza ônibus articulados e trafegam em faixas exclusivas.
Enquanto estive em Bogotá só utilizei esta modalidade de transporte. Por trafegar em faixas exclusivas eles são mais rápidos e bem mais em conta que os táxis. Porém neste momento de chegada recomendo pegar um táxi. Considerando que o aeroporto encontra-se na área urbana de Bogotá a corrida de táxi oferece bom custo benefício.
A Linha P500 Aeroporto / Centro Comercial Andino é útil para os que se dirigem à zona T e Zona Rosa.

As lojas Duty-Free na área de embarque internacional do Aeroporto de Bogotá


O Aeroporto El Doradode Bogotá está bem servido de lojas que vendem produtos com isenção ou redução de impostos. Há uma variedade de produtos e lojas de marcas de grife como por exemplo lojas da Lacoste, Mac, Coach, Chanel, La Riviera, Duty Free Americas, Attenza, Michael Kors entre outras.
Comparando-se com São Paulo / Guarulhos, o aeroporto de Bogotá oferece maior diversidade   de empresas instaladas.
Loja Duty-Free no aeroporto de Bogotá

Loja Duty-Free no aeroporto de Bogotá

Loja Duty-Free no aeroporto de Bogotá

Loja Duty-Free no aeroporto de Bogotá

Loja Duty-Free no aeroporto de Bogotá

 Pacote de café Juan Valdez, Colômbia

Pacote de café Juan Valdez, o melhor da Colômbia
Juan Valdez, considerado o melhor café da Colômbia
No aeroporto, na ala de embarque internacional, há uma ala só para a venda de produtos locais, muitas lojas para você comprar as últimas lembrancinhas, mas o preço é muito mais salgado, a exceção ficou para o pacote de café Juan Valdez, paguei em Cartagena o mesmo preço que vendido no aeroporto.

Devolução do IVA


Lembre-se também que é no Aeroporto El Dorado de Bogotá que você irá solicitar a devolução do IVA - Imposto sobre as vendas,  no posto do DIAN - Direción de Impuesto y Aduana
Nacionales. Saiba mais sobre a devolução deste imposto aqui.