Relato de viagens. Compartilhando experiências, dicas criativas, fotos e orientações práticas para você programar a sua viagem. E Vamos Nessa!

segunda-feira, 11 de agosto de 2014

Conversão de medidas de roupas e calçados Brasil x EUA

Fita metrica enrrolada
Free Digital Photos

Para quem viaja, principalmente se o destino for os Estados Unidos, as compras geralmente ganham papel de destaque, sem exagero, para alguns turistas chega a ser a principal motivação. E para otimizar o seu tempo, dinheiro e satisfação saiba como converter as medidas de roupas e calçados brasileiros para a medida americana.


Converter centímetros para polegadas


A polegada (inch em inglês)  é a medida de comprimento mais comumente utilizada  nos Estados Unidos. Uma polegada vale 2, 54 Para fazer a conversão divida o total de centímetros encontrado pelo valor de 2,54. Por exemplo 84 cm equivale a 33 inch.

As calças compridas utilizam duas medidas: a da cintura (Waist) e comprimento da perna (Inseam). Tire as medidas com uma fita métrica, em centímetros e divida o valor encontrado por 2.54 para encontrar a medida em polegadas. O comprimento da perna é medido do gancho até o calcanhar, de acordo com a figura abaixo:

medidas calca masculina

O ideal seria encontrar a peça com as medidas exatas, mas nem sempre é fácil, então preocupe-se  com a medida da cintura (W) e depois faça a barra como normalmente acontece no Brasil. Observe nas etiquetas que a primeira medida corresponde  a da cintura, e a segunda o comprimento, como na foto abaixo:
modelo de medida calca levis

Conversão de medidas masculinas Brasil EUA


Para as camisas sociais masculinas existem três medidas básicas indispensáveis para o perfeito caimento da roupa. Conforme a figura abaixo as medidas são:

Medidas do Tórax - Chest Measurement
Neck Size - Tamanho do pescoço
Sleeve Length - Comprimento da manga

Para encontrar estas medidas em polegadas (inches) tire a medida em centímetros e divida o total encontrado por 2,54, o resultado será em polegadas.
Uma atendente no outlet da Calvin Klein em Miami prontamente tirou as medidas do meu marido para a compra da camisa social, acho que esta prática é comum por lá.
Mas para simplificar basei-se nos tamanhos S M L XL que os tamanhos do peito (chest), pescoço (neck) e comprimento da manga (sleeve) ficarão adequados.
tabela de medidas masculina eua

As medidas mais simples, normalmente utilizadas em camisetas, cuecas, shorts, utilizam a seguinte nomenclatura 

Brasil                                                     Estados Unidos                
Pequeno (P)                                           Small (S)                           
Médio  (M)                                             Medium (M)                     
Grande (G)                                             Large (L)                          
Extra Grande (GG)                                 Extra Large (XL)             
Extra Extra Grande (XGG)                    Extra Extra Large (XXL) 


A tabela abaixo faz a correspondência das medidas em tamanho (size), polegadas (inch)  e centímetros tanto das camisas (Top) e calças (Bottoms). Ela foi-me de grande utilidade quando escolhi uma bermuda para o meu filho. Eu sabia que ele usava calças com a medida de cintura 34 (inch) consultando a tabela comprei a bermuda L (large) e não a M que a princípio supunha ser a medida dele.


medidas masculina em inches centimetros e tamanho

Conversão de medidas femininas Brasil EUA


Para as mulheres a numeração é simplificada, eu mesmo utilizo esta tabela como referência e as roupas ficam perfeitas.



A tabela abaixo é mais completa, tem as medidas em polegadas, centímetros e a numeração comumente utilizado nos Estados Unidos. Recebi-a na loja Uniqlo. 

Tops (Bust Size) - Refere-se às medidas do busto
Bottoms (Waist Size) Refere-se às medidas das calças jeans (denim) e outras.



Conversão de medidas para tênis masculino e feminino


Como no Brasil a medida do tênis ou calçado pode sofrer uma pequena variação dependendo da marca ou modelo, o ideal é provar o tênis escolhido, mas na impossibilidade pode confiar na tabela que você não terá surpresas desagradáveis.


tabela de medida tenis eua

É importantíssimo  saber utilizar as tabelas de conversão de medidas para economizar tempo e dinheiro, dependendo da loja e a época do ano da sua viagem os provadores (fitting room) ficam abarrotados, com filas enormes, ou mesmo para não pagar mico.  Você encontra aquela roupa linda e traz de presente para alguém especial e na hora de entregar o mimo a peça está dois números acima ou abaixo. Ninguém merece. Tempo e dinheiro perdidos.



Um comentário:

  1. Quero lhe convidar a postar o infográfico "tamanho de roupas Brasil vs EAU" no seu blog.
    basta copiar o código abaixo do infográfico.
    você pode ver o infográfico aqui →http://escolaimportar.com.br/conversao-tamanho-de-roupas-eua-brasil/

    ResponderExcluir