Relato de viagens. Compartilhando experiências, dicas criativas, fotos e orientações práticas para você programar a sua viagem. E Vamos Nessa!

quinta-feira, 25 de outubro de 2012

Praça São Salvador – Rio de Janeiro

IMG_0855
Praça São Salvador - Rio de janeiro

A Praça São Salvador, aos domingos, é um ótimo programa para a família. Está localizada entre o Largo do Machado e o bairro de Laranjeiras, na cidade do Rio de Janeiro. 
A praça é um lugar bucólico, com ares de interior e está restaurada. Possui, no centro da praça, um belo chafariz francês. A escultura feminina, datada de 1862, é obra de Louis Sauvageau. De um lado fica o parquinho infantil e do outro lado um coreto bem arborizado.

Aos domingos é instalada  uma feira de arte e artesanato.  Ao passear pela feira, seja por diversão e passatempo para ver o movimento, ou em busca de algo para comprar, pode-se ver os mais variados tipos de artesanatos e objetos de arte popular nas barraquinhas de roupas, bijuterias, pinturas em tela e  aquelas comidinhas próprias de barraquinhas de feira.
Também aos domingos, o grupo de choro “Arruma o Coreto” é uma das grandes atrações. Ao redor do coreto, músicos executam clássicos do choro com informalidade e muita competência.  Quem tiver um  instrumento e souber tocar será bem aceito no grupo. Enquanto alguns sentam nos bancos ou ficam em pé para ouvir a música outros circulam tranquilamente por entre as diversas barracas onde crianças são vistas por todos os lados.
IMG_0851
Roda de Choro na Praça São Salvador
IMG_0857
Praça São Salvador
Neste domingo em que fui a praça, ao entardecer, houve um momento de “muitas emoções” com a apresentação do cover do rei Roberto Carlos, no coreto da Praça São Salvador. A música combinou perfeitamente com o clima sereno e harmônico do lugar. Ao final do show foram distribuídas rosas vermelhas para emocionadas mulheres.
IMG_0870
Cover do rei Roberto Carlos na Praça São Salvador

E para completar o passeio, matar a sede, e comer aquele tira-gosto há a instituição carioca do boteco em volta da praça. Pelo menos quatro botecos de respeito servem cerveja geladíssima a preços bem acessíveis. R$6,00 a garrafa de 600ml.
Praça São Salvador - Bairro Laranjeiras - Para quem usa o transporte público, a estação do metro Largo do Machado situa-se  a apenas duas quadras da praça.
Chorinho - Organizado pelos alunos da Escola Portátil de Música acontece aos domingos, das 11h às 14h
Bares e restaurantes - Caneco 85, Adega da Praça, Bar Brasil (franquia do Belmonte) e Bar e Restaurante Seu Dodô.

2 comentários:

  1. Dedé, lembro bem desta praça e do delicioso bolinho de bacalhau que comemos depois de sambar e divertir no bloco " Me Imprensa que Gosto".
    Estou certa ?

    ResponderExcluir
  2. Oi, Vera,
    A praça referida por você é o Largo do Machado bem próxima a praça São Salvador e muito frequentada. Com a autoestima elevada o carioca sai às ruas, ocupa os cafés, bares e restaurantes com descontração e alegria.

    ResponderExcluir