Relato de viagens. Compartilhando experiências, dicas criativas, fotos e orientações práticas para você programar a sua viagem. E Vamos Nessa!

Compartilhe

quinta-feira, 18 de outubro de 2012

Mercado de Peixe São Pedro em Niterói

Imagem de São Pedro na entrada do Mercado São Pedro, Niterói
Imagem de São Pedro na entrada do mercado

Está no Rio de janeiro? Tem uma folga na agenda e quer fazer um programa diferente? Pois reserve um meio-dia, de preferência pela parte da manhã, e vá conhecer o Mercado de Peixe são Pedro localizado em Niterói.
O passeio inicia-se na Praça XV, no Centro da cidade do Rio de Janeiro. Nesta praça está localizada a Estação das Barcas, um prédio construído no início do século passado e que conserva ainda muita beleza. Outros prédios centenários circundam a praça como o Paço Imperial, o Arco dos Teles, o Convento das Carmelitas, e a Igreja Nossa Sra. do Carmo, o Chafariz do Mestre Valentim inaugurado em 1789 que forneceu água potável à população até o final do século XIX,  a estátua equestre do Rei D. João VI, e outra do General Osório.

Estação das barcas na Praça VX, Rio de Janeiro
Estação das barcas na Praça VX


Chafariz do Mestre Valentim inaugurado em 1789, Rio de Janeiro
Chafariz do Mestre Valentim inaugurado em 1789

A travessia da Baia de Guanabara até Niterói, Praça Araribóia, é feita hoje em dia por catamarãs, embarcações modernas, confortáveis dispondo de assentos acolchoados e capacidade para 1.300 pessoas. Nos dias úteis os catamarãs partem de 20 em 20 minutos e nos finais de semana e feriados de meia em meia hora. Não se preocupe com a superlotação. Pegando a barca pela manhã você foge do rush que é mais intenso no sentido Niterói-Rio e à tarde sentido Rio-Niteroi.
A travessia dura aproximadamente 20 minutos e neste ínterim tem-se uma bela vista da Baia de Guanabara, a ponte Rio Niterói, a Ilha Fiscal, o Aeroporto Santos Dumont, e o Pão de Açúcar.

Estação das barcas na Praça VX, Rio de Janeiro
Estação das barcas na Praça VX, Rio de Janeiro


Interior da barca, travessia Rio de Janeiro x Niterói
Interior da barca, travessia Rio de Janeiro x Niterói

Da estação das barcas ao Mercado de Peixe São Pedro é possível ir à pé, mas recomendo, antes de ir ao mercado, pegar um táxi, e visitar o MAC Museu de Arte Contemporânea, obra projetada pelo arquiteto Oscar Niemeyer.
Localizado sobre o Mirante da Boa Viagem, o museu com sua fachada futurística está perfeitamente integrado à paisagem, lembra a figura de um disco voador pairando sobre as águas da Baía de Guanabara. Só a contemplação ao prédio já vale o passeio.

MAC Museu de Arte Contemporânea, Niterói
MAC Museu de Arte Contemporânea, Niterói


Depois da visita ao Mac pegue outro táxi e vá ao Mercado de Peixe São Pedro. O mercado ocupa uma construção de dois pavimentos. No andar térreo encontra-se aproximadamente 40 boxes que comercializam peixes frescos e uma variedade de frutos do mar. No pavimento superior estão dispostos os restaurantes e bares especializados no preparo de pescados. Pagando uma taxa de R$20,00, é possível comprar o peixe fresco no andar térreo e solicitar aos bares o seu preparo.

Peixes expostos no Mercado São Pedro, Niterói
Peixes expostos no Mercado São Pedro, Niterói

Crustáceos no Mercado de Peixe São Pedro, Niterói.
Mercado de Peixe São Pedro, Niterói.

Neste dia escolhemos o Bar Temporal para saborear uma porção de sardinha empanada no fubá de milho. Lê-se no cardápio do bar a seguinte frase: “A melhor Sardinha do Mercado de Peixe São Pedro! Tradição e Qualidade”. A porção de sardinha foi-nos servida acompanhada de uma cerveja de garrafa geladíssima, a sardinha estava bem temperada, sequinha e crocante. Mas o passeio não parou por aí, optamos, apesar das delícias oferecidas pelos bares do mercado, conhecer outro lugar tradicional de Niterói – O Caneco Gelado do Mário.



Interior do Caneco Gelado do Mário
Interior do Caneco Gelado do Mário

Estação das Barcas – Praça XV de Novembro, Partida Praça Arariboia – Praça XV, nos dias úteis das 5h40 às 23h30, tarifa R$4,50
Mercado de Peixe São Pedro – Rua Visconde do Rio Branco,55 Pontad’Areia.
Museo de Arte Conteporãnea – Mirante da Boa Viagem, s/ n., Boa Viagem. Visitação: 3. a domingo 10h /18h